Um sargento de saúde está de serviço no Setor de Pronto-Atendimento do Hospital Militar de Área de Porto Alegre-RS, no momento em que da entrada um paciente com dor no peito, irradiando para o braço esquerdo, e dispneia. Será necessário realizar um eletrocardiograma (ECG) padrão de 12 derivações. Para realizar o exame corretamente, é importante posicionar os eletrodos nos locais adequados do tórax do paciente. Para isso as derivações precordiais esquerdas V1 e V2 devem ser posicionadas, respectivamente:
Ⓐ V1: segundo espaço intercostal, borda esternal esquerda; V2: quinto espaço intercostal, linha média clavicular esquerda.
Ⓑ V1: quinto espaço intercostal, borda esternal direita; V2: quarto espaço intercostal, borda esternal esquerda.
Ⓒ V1: quarto espaço intercostal, borda esternal direita; V2: quinto espaço intercostal, linha média clavicular esquerda.
Ⓓ V1: quinto espaço intercostal, linha média clavicular esquerda; V2: segundo espaço intercostal, borda esternal esquerda.
Ⓔ V1: quarto espaço intercostal, borda esternal direita; V2: quarto espaço intercostal, borda esternal esquerda.
A alternativa correta é: V1: quarto espaço intercostal, borda esternal direita; V2: quarto espaço intercostal, borda esternal esquerda.
O eletrocardiograma (ECG) padrão de 12 derivações inclui seis derivações precordiais (V1 a V6), que são posicionadas sobre o tórax do paciente. O correto posicionamento é fundamental para garantir a acurácia diagnóstica do exame, especialmente em casos de síndrome coronariana aguda, como pode ser o caso do paciente descrito (dor torácica com irradiação e dispneia).
Posições corretas das derivações precordiais:
-
V1: 4º espaço intercostal, borda esternal direita
-
V2: 4º espaço intercostal, borda esternal esquerda
-
V3: entre V2 e V4
-
V4: 5º espaço intercostal, linha média clavicular esquerda
-
V5: nível de V4, linha axilar anterior esquerda
-
V6: nível de V4, linha axilar média esquerda
Nenhum comentário:
Postar um comentário