(ESA/CFS 2024 - 25) - QUESTÃO

O “Movimento Cabano”ocorreu na província do Pará e teve como ponto de partida as disputas pelo poder local. A Cabanagem foi uma grande revolta que densencadeou no Período Regional brasileiro. Isso pode ser percebido pelo número de pessoas que aderiram a este movimento. Entre os agentes sociais que integram a Cabanagem, estão: 
a) Os integrantes do clero regular e secular, os açorianos e portugueses do reino e uma camada de trabalhadores liberais 
b ) A elite sertaneja, os grandes e pequenos latifundiários, os integrantes do alto clero e uma massa de povos mestiços e tapuios. 
c ) Os povos açorianos, os brasileiros do reino, os integrantes das elites oligárquicas, os indígenas e os mestiços. 
d ) A população pobre da província, índios, mestiços e negros da região, que viviam à beira dos rios, em condições miseráveis. 
e ) Os grandes latifundiários, os integrantes do alto clero e os portugueses do reino.


A Cabanagem foi uma revolta que aconteceu na província do Grão-Pará, entre os anos de 1835 e 1840, durante o Período Regencial.
As causas da revolta foram a grave situação econômica e social da região e a disputa pelo poder na província. Os principais líderes eram indígenas, negros e pobres, mortos pelas tropas regenciais.

 https://brasilescola.uol.com.br/historiab/cabanagem.htm <Acesso em 23/01/2024>

6 comentários:

  1. (UFAM) - A Cabanagem foi uma das revoltas populares mais importantes ocorridas na Amazônia. Iniciada em Belém do Grão-Pará em 1835, só iria a termo em 1840. Sobre a Cabanagem, assinale a alternativa CORRETA:
    a) A Cabanagem foi uma revolta homogênea, empreendida pela elite, e tinha como único objetivo conseguir a independência da Província do Grão-Pará do restante do Brasil, pois já estavam acostumados a negociar com Lisboa.
    b) A Cabanagem não pode ser considerada um movimento homogêneo, uma vez que abarcou uma grande diversidade de setores sociais com interesses divergentes.
    c) No período regencial, vários movimentos, a exemplo da Cabanagem, levaram as camadas populares a tomarem o poder, quando se uniram a diferentes setores sociais.
    d) Não houve participação das mulheres na Cabanagem, uma vez que, naquela época, as mulheres não tinham o direito de sair em público desacompanhadas.
    e) A base popular do movimento, formada principalmente pelos explorados e moradores das cabanas, passou a questionar a ordem social que a mantinha na miséria. Ao radicalizarem o movimento, receberam pleno apoio dos grupos mais bem posicionados na hierarquia social, como fazendeiros e comerciantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta: A Cabanagem não pode ser considerada um movimento homogêneo, uma vez que abarcou uma grande diversidade de setores sociais com interesses divergentes.

      Excluir
  2. (AOCP) - A Cabanagem ficou conhecida como uma rebelião com fim sangrento no período regencial. Sobre esse conflito, assinale a alternativa correta.
    a) A Cabanagem foi uma grande rebelião causada por produtores de café que eclodiu na província do Pará, em 1815.
    b) Nesse conflito, os cabanos, fazendeiros e donos de industrias revoltaram-se contra a política de impostos do império português.
    c) O termo cabanagem faz referência aos armazéns agrícolas, fabricados a partir da folha do açaí, muito comum na região do atual Pará, que eram utilizados para estoque da produção de cacau e café.
    d) Foi uma revolta popular muito violenta, ocorrida de 1835 a 1840, na província do Grão-Pará. Seu objetivo era aumentar a importância do seu território no governo central brasileiro e enfrentar a questão da pobreza do povo da região.
    e) O objetivo principal dos cabanos era a deposição do imperador Dom Pedro I, considerado um obstáculo aos planos industriais do estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma revolta popular muito violenta, ocorrida de 1835 a 1840, na província do Grão-Pará. Seu objetivo era aumentar a importância do seu território no governo central brasileiro e enfrentar a questão da pobreza do povo da região.

      Excluir
  3. (UFRR) - Sobre a Cabanagem, é INCORRETO afirmar que:
    a) a rebelião foi liderada por ex-escravos que pretendiam assumir o governo e garantir melhoria nas condições de vida;
    b) ocorreu em Belém, na primeira metade do século XIX e teve como objetivo tomar o poder, situação que se concretizou com o assassinato do, então, governador da província, durante a ocupação da cidade pelos revoltosos;
    c) o inconformismo de fazendeiros e comerciantes com a nomeação do presidente da província do Pará, definido pelo poder central e a miséria da população são os dois fatos que deram início à Cabanagem;
    d) a Cabanagem foi uma das rebeliões regenciais que refletia uma insatisfação geral da população brasileira com o governo central, em um contexto de crise econômica e as condições de vida das classes populares;
    e) a origem do nome está na característica da maioria dos participantes que eram trabalhadores rurais e que moravam em cabanas nas margens dos rios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta: a rebelião foi liderada por ex-escravos que pretendiam assumir o governo e garantir melhoria nas condições de vida;

      Excluir