Leia os enunciados:
• Considerando o cenário econômico atual, a pergunta __________ qual se quer uma resposta é: melhoramos ou continuamos a piorar?
• Analisando os indicadores de desempenho do produto interno bruto e o último balanço do mercado de trabalho, muitos chegam __________ conclusão __________ pioramos.
Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas nas frases devem ser preenchidas, respectivamente, com:
A) para a ... à ... de que
B) à ... na ... que
C) na ... a ... de que
D) da ... à ... no que
E) a ... a ... que
A expressão “para a ” complementa o trecho “quer uma resposta para a pergunta”. O verbo chegar rege a preposição a e o substantivo “conclusão” admite artigo a, o que explica o acento grave, indicando a ocorrência da crase. “Conclusão” rege a preposição de que vem anteposta à conjunção integrante que, introduzindo oração subordinada substantiva completiva nominal.
letra b estar errada pode me explicar, tive tanta certeza usando macete do "ao" na primeira frase da questão . assim descartando qual quer , possibilidade na qual não tem "à" no começo das alternativas
ResponderExcluireu fiz desse jeito
Excluirtambém fiquei com essa dúvida, acahava q a b era a certa
ResponderExcluirPodemos observar atrás da leitura em voz alta da frase, a última lacuna sendo preenchida com "que" fica sem sentido, já colocando a opção certa "de que" faz total sentido. Agora, explicando da forma correta, CONCLUSÃO exige o "de", chegou a conclusão DE algo: de que pioramos.
ResponderExcluirIsso ae Pamella! Vamos pra cima #AVagaÉMinha
ResponderExcluirO verbo "Quer" não requer preposição, logo, não tem como surgir uma crase.
ResponderExcluirNote que o verbo está pós posto.
resolvi essa em 10 segundos, só ler com calma
ResponderExcluir