(Mack - Adaptada) - QUESTÃO

Assinale a alternativa correta.

a) A prosa realista, com intuito moralizador, desmascara o casamento por interesse, tão comum no século XIX, para defender uma relação amorosa autêntica, segundo princípios filosóficos do platonismo.
b) A prosa romântica analisa mais profundamente a natureza humana, evitando a apresentação de caracteres padronizados em termos de paixões, virtudes e defeitos.
c) A prosa realista põe em cena personagens tipificados que, metamorfoseados em heróis valorosos, correspondem à expressão da consciência e valores coletivos.
d) A prosa realista, apoiando-se em teorias cientificistas do século XIX, empreende a análise de instituições burguesas, como o casamento, por exemplo, denunciando as bases frágeis dessa união.
e) A prosa romântica recria o passado histórico com o intuito de ironizar os mitos nacionais.

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Resposta: D
O realismo acrescenta um olhar crítico sobre as relações, principalmente sobre o casamento que, muitas vezes, é fragilizado por meio dos interesses de ascensão financeira. Na obra de Eça de Queiroz, a personagem Luisa vivia em um casamento ocioso, o que a faz procurar novos anseios e desejos, quando se tornará uma mulher adúltera.

10 comentários:

  1. (EU-Ponta Grossa) A ironia, apontada como uma das características marcantes da obra realista de Machado de Assis, tem como fonte:
    A) a origem humilde do autor, que o leva a satirizar a burguesia.
    B) os preconceitos sociais da época, que marginalizaram o autor.
    C) uma visão crítica da sociedade, que caracteriza a ficção realista.
    D) as ideias republicanas do autor dentro de uma sociedade monarquista.
    E) saudosismo do autor em relação à época do Império.

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    1. RESPOSTA: uma visão crítica da sociedade, que caracteriza a ficção realista.

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  2. (E.E. Mauá-SP) Sobre o romance Memórias póstumas de Brás Cubas, não é correto afirmar que:
    A) é uma obra inovadora do processo narrativo, que introduz o Realismo no Brasil.
    B) Brás Cubas atua como defunto-narrador, capaz de alterar a sequência do tempo cronológico.
    C) memorialismo exacerbado acaba por conferir à obra um caráter de crônica.
    D) constitui um romance de crítica ao Romantismo, deixando entrever muita ironia em vários momentos da narrativa.
    E) revela crítica intensa aos valores da sociedade e ao próprio público leitor da época.

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    1. RESPOSTA: constitui um romance de crítica ao Romantismo, deixando entrever muita ironia em vários momentos da narrativa.

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  3. (UC-MG) das afirmações abaixo, a respeito de Machado de Assis, a única falsa é:
    A) a ironia e o humor são grandes suportes de sustentação de sua obra.
    B) como ficcionista, dá grande ênfase à psicologia de suas personagens.
    C) normalmente, suas personagens são tratadas com severo rigor crítico.
    D) sua narrativa sempre focaliza o ambiente urbano do Rio de Janeiro.
    E) seus romances estão marcados pela preocupação com a ação e o episódio.

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    1. RESPOSTA: seus romances estão marcados pela preocupação com a ação e o episódio.

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  4. (PUC-RS)

    "Ela saltou em meio da roda, com braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça (...) numa sofreguidão (...) carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante: já correndo de barriga empinada, já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite em que se não toma pé e nunca se encontra o fundo."

    O vocabulário do texto salienta os traços do
    A) Romantismo.
    B) Realismo.
    C) Naturalismo.
    D) Impressionismo.
    E) Modernismo.

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  5. (USF-SP) Machado de Assis, na sua obra de ficção narrativa:
    A) começou romântico e como tal se manteve na idealização com que descreve as personagens de suas obras.
    B) condenou o romantismo e introduziu no Brasil o realismo, que só trocou pelo naturalismo.
    C) investigou com profundidade o homem universal, nas personagens cotidianas, indo além da crítica à sociedade.
    D) centrou suas críticas na sociedade de sua época; por isso está hoje ultrapassado: o homem moderno não pode ver-se em suas personagens.
    E) norteou-se pelos princípios do naturalismo, ressaltando sempre os fatores biológicos do comportamento humano.

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    1. investigou com profundidade o homem universal, nas personagens cotidianas, indo além da crítica à sociedade.

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