Assinale a alternativa correta.
a) A prosa realista, com intuito moralizador, desmascara o casamento por interesse, tão comum no século XIX, para defender uma relação amorosa autêntica, segundo princípios filosóficos do platonismo.
b) A prosa romântica analisa mais profundamente a natureza humana, evitando a apresentação de caracteres padronizados em termos de paixões, virtudes e defeitos.
c) A prosa realista põe em cena personagens tipificados que, metamorfoseados em heróis valorosos, correspondem à expressão da consciência e valores coletivos.
d) A prosa realista, apoiando-se em teorias cientificistas do século XIX, empreende a análise de instituições burguesas, como o casamento, por exemplo, denunciando as bases frágeis dessa união.
e) A prosa romântica recria o passado histórico com o intuito de ironizar os mitos nacionais.
Resposta: D
O realismo acrescenta um olhar crítico sobre as relações, principalmente sobre o casamento que, muitas vezes, é fragilizado por meio dos interesses de ascensão financeira. Na obra de Eça de Queiroz, a personagem Luisa vivia em um casamento ocioso, o que a faz procurar novos anseios e desejos, quando se tornará uma mulher adúltera.
(EU-Ponta Grossa) A ironia, apontada como uma das características marcantes da obra realista de Machado de Assis, tem como fonte:
ResponderExcluirA) a origem humilde do autor, que o leva a satirizar a burguesia.
B) os preconceitos sociais da época, que marginalizaram o autor.
C) uma visão crítica da sociedade, que caracteriza a ficção realista.
D) as ideias republicanas do autor dentro de uma sociedade monarquista.
E) saudosismo do autor em relação à época do Império.
RESPOSTA: uma visão crítica da sociedade, que caracteriza a ficção realista.
Excluir(E.E. Mauá-SP) Sobre o romance Memórias póstumas de Brás Cubas, não é correto afirmar que:
ResponderExcluirA) é uma obra inovadora do processo narrativo, que introduz o Realismo no Brasil.
B) Brás Cubas atua como defunto-narrador, capaz de alterar a sequência do tempo cronológico.
C) memorialismo exacerbado acaba por conferir à obra um caráter de crônica.
D) constitui um romance de crítica ao Romantismo, deixando entrever muita ironia em vários momentos da narrativa.
E) revela crítica intensa aos valores da sociedade e ao próprio público leitor da época.
RESPOSTA: constitui um romance de crítica ao Romantismo, deixando entrever muita ironia em vários momentos da narrativa.
Excluir(UC-MG) das afirmações abaixo, a respeito de Machado de Assis, a única falsa é:
ResponderExcluirA) a ironia e o humor são grandes suportes de sustentação de sua obra.
B) como ficcionista, dá grande ênfase à psicologia de suas personagens.
C) normalmente, suas personagens são tratadas com severo rigor crítico.
D) sua narrativa sempre focaliza o ambiente urbano do Rio de Janeiro.
E) seus romances estão marcados pela preocupação com a ação e o episódio.
RESPOSTA: seus romances estão marcados pela preocupação com a ação e o episódio.
Excluir(PUC-RS)
ResponderExcluir"Ela saltou em meio da roda, com braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça (...) numa sofreguidão (...) carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante: já correndo de barriga empinada, já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite em que se não toma pé e nunca se encontra o fundo."
O vocabulário do texto salienta os traços do
A) Romantismo.
B) Realismo.
C) Naturalismo.
D) Impressionismo.
E) Modernismo.
RESPOSTA: Naturalismo.
Excluir(USF-SP) Machado de Assis, na sua obra de ficção narrativa:
ResponderExcluirA) começou romântico e como tal se manteve na idealização com que descreve as personagens de suas obras.
B) condenou o romantismo e introduziu no Brasil o realismo, que só trocou pelo naturalismo.
C) investigou com profundidade o homem universal, nas personagens cotidianas, indo além da crítica à sociedade.
D) centrou suas críticas na sociedade de sua época; por isso está hoje ultrapassado: o homem moderno não pode ver-se em suas personagens.
E) norteou-se pelos princípios do naturalismo, ressaltando sempre os fatores biológicos do comportamento humano.
investigou com profundidade o homem universal, nas personagens cotidianas, indo além da crítica à sociedade.
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