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Sobre os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos da ESA

Os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) são realizados em aproximadamente 24 (vinte e quatro) meses. O primeiro ano do CFGS é desenvolvido em uma das 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs), espalhadas pelo território nacional. O segundo ano de formação será realizado na Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsLog) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) de acordo com a especialidade escolhida.

(Mack - Adaptada) - QUESTÃO

Assinale a alternativa correta.

a) A prosa realista, com intuito moralizador, desmascara o casamento por interesse, tão comum no século XIX, para defender uma relação amorosa autêntica, segundo princípios filosóficos do platonismo.
b) A prosa romântica analisa mais profundamente a natureza humana, evitando a apresentação de caracteres padronizados em termos de paixões, virtudes e defeitos.
c) A prosa realista põe em cena personagens tipificados que, metamorfoseados em heróis valorosos, correspondem à expressão da consciência e valores coletivos.
d) A prosa realista, apoiando-se em teorias cientificistas do século XIX, empreende a análise de instituições burguesas, como o casamento, por exemplo, denunciando as bases frágeis dessa união.
e) A prosa romântica recria o passado histórico com o intuito de ironizar os mitos nacionais.

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Resposta: D
O realismo acrescenta um olhar crítico sobre as relações, principalmente sobre o casamento que, muitas vezes, é fragilizado por meio dos interesses de ascensão financeira. Na obra de Eça de Queiroz, a personagem Luisa vivia em um casamento ocioso, o que a faz procurar novos anseios e desejos, quando se tornará uma mulher adúltera.

10 comentários:

  1. (EU-Ponta Grossa) A ironia, apontada como uma das características marcantes da obra realista de Machado de Assis, tem como fonte:
    A) a origem humilde do autor, que o leva a satirizar a burguesia.
    B) os preconceitos sociais da época, que marginalizaram o autor.
    C) uma visão crítica da sociedade, que caracteriza a ficção realista.
    D) as ideias republicanas do autor dentro de uma sociedade monarquista.
    E) saudosismo do autor em relação à época do Império.

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    1. RESPOSTA: uma visão crítica da sociedade, que caracteriza a ficção realista.

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  2. (E.E. Mauá-SP) Sobre o romance Memórias póstumas de Brás Cubas, não é correto afirmar que:
    A) é uma obra inovadora do processo narrativo, que introduz o Realismo no Brasil.
    B) Brás Cubas atua como defunto-narrador, capaz de alterar a sequência do tempo cronológico.
    C) memorialismo exacerbado acaba por conferir à obra um caráter de crônica.
    D) constitui um romance de crítica ao Romantismo, deixando entrever muita ironia em vários momentos da narrativa.
    E) revela crítica intensa aos valores da sociedade e ao próprio público leitor da época.

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    1. RESPOSTA: constitui um romance de crítica ao Romantismo, deixando entrever muita ironia em vários momentos da narrativa.

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  3. (UC-MG) das afirmações abaixo, a respeito de Machado de Assis, a única falsa é:
    A) a ironia e o humor são grandes suportes de sustentação de sua obra.
    B) como ficcionista, dá grande ênfase à psicologia de suas personagens.
    C) normalmente, suas personagens são tratadas com severo rigor crítico.
    D) sua narrativa sempre focaliza o ambiente urbano do Rio de Janeiro.
    E) seus romances estão marcados pela preocupação com a ação e o episódio.

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    1. RESPOSTA: seus romances estão marcados pela preocupação com a ação e o episódio.

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  4. (PUC-RS)

    "Ela saltou em meio da roda, com braços na cintura, rebolando as ilhargas e bamboleando a cabeça (...) numa sofreguidão (...) carnal, num requebrado luxurioso que a punha ofegante: já correndo de barriga empinada, já recuando de braços estendidos, a tremer toda, como se fosse afundando num prazer grosso que nem azeite em que se não toma pé e nunca se encontra o fundo."

    O vocabulário do texto salienta os traços do
    A) Romantismo.
    B) Realismo.
    C) Naturalismo.
    D) Impressionismo.
    E) Modernismo.

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  5. (USF-SP) Machado de Assis, na sua obra de ficção narrativa:
    A) começou romântico e como tal se manteve na idealização com que descreve as personagens de suas obras.
    B) condenou o romantismo e introduziu no Brasil o realismo, que só trocou pelo naturalismo.
    C) investigou com profundidade o homem universal, nas personagens cotidianas, indo além da crítica à sociedade.
    D) centrou suas críticas na sociedade de sua época; por isso está hoje ultrapassado: o homem moderno não pode ver-se em suas personagens.
    E) norteou-se pelos princípios do naturalismo, ressaltando sempre os fatores biológicos do comportamento humano.

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    1. investigou com profundidade o homem universal, nas personagens cotidianas, indo além da crítica à sociedade.

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