A alternativa correta é: B) industrial do governo Juscelino Kubitschek terminou por afetar a economia, levando o país a romper com o Fundo Monetário Internacional.
Durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), foi implantado o Plano de Metas, cujo lema era “Cinquenta anos em cinco”. Esse plano priorizou o desenvolvimento industrial, especialmente em setores como energia, transporte e a indústria automobilística, incentivando a entrada de capital estrangeiro.
Para viabilizar esse rápido crescimento, o governo:
-
Aumentou os gastos públicos.
-
Incentivou o endividamento externo.
-
Estimulou investimentos estrangeiros.
Essas ações resultaram em crescimento econômico, mas também aumentaram a inflação e o endividamento externo, o que acabou gerando atritos com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Em determinado momento, o Brasil rompeu com o FMI por não aceitar as exigências de austeridade fiscal impostas pela instituição.
Boa questão! #VagaÉMinha
ResponderExcluirA- houve oposição de partidos e a desestabilidade política, culminando no golpe de 64
ResponderExcluirC- a moratória (adiamento do pagamento das dívidas externas), foi declarada por JK tempo depois de romper com o FMI
D- o governo de Dutra foi alinhado com um grande bloco ideológico vigente (os EUA e o capitalismo)
E- De fato Vargas buscou a nacionalização de todas as jazidas, mas a nacionalização das jazidas não impediu que a exploração fosse feita por terceiros
#ESA 2025!!!
ResponderExcluirPERSISTÊNCIA E FÉ EM DEUS!