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Sobre os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos da ESA

Os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) são realizados em aproximadamente 24 (vinte e quatro) meses. O primeiro ano do CFGS é desenvolvido em uma das 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs), espalhadas pelo território nacional. O segundo ano de formação será realizado na Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsLog) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) de acordo com a especialidade escolhida.

Simulado 29 - Geografia e História do Brasil

01. QUESTÃO - O golpe de Estado de Getúlio Vargas, que instituiu o Estado Novo (1937-45), usou, como pretexto para a sua realização, 

a) o perigo que representava para a nação a penetração da direita nas Forças Armadas. 
b) o desejo de conter a ideologia da direita apresenta da pela Ação Integralista Brasileira. 
c) a inquietação social que existia no Nordeste em virtude da alta do custo de vida. 
d) a possibilidade de uma revolução comunista, conforme constava de um documento em poder do governo — o Plano Cohén. 
e) a necessidade de conter a agitação política pela Aliança Liberal nos grandes centros urbanos.

02. QUESTÃO - A Lei de 7 de novembro de 1831, também conhecida como “Lei Feijó”, 

a) proporcionou a imediata superação da escravidão no Brasil, que se consolidou com a entrada maciça de imigrantes europeus a partir da década de 1870. 
b) teve efeito reduzido, pois o tráfico internacional de escravos e a entrada de mão de obra africana no território brasileiro persistiram nos governos sucessivos do país até a metade do século XIX. 
c) foi promulgada por pressão da Coroa inglesa, que determinou que navios britânicos apreendessem todas as embarcações suspeitas de tráfico de escravizados. 
d) proibiu a escravidão no Brasil, embora a escassez de mão de obra assalariada tenha levado à manutenção do emprego de mão de obra de escravizados até a década de 1880. 
e) resultou da guinada ocorrida no Período Regencial, quando o Brasil assumiu diretrizes liberais e ilustradas na condução da política econômica e no reconheci - mento dos direitos humanos.

03. QUESTÃO - São realizações do Governo de Getúlio Vargas (1951- 1954): 

a) a criação da SUDENE (Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste) e do GEIA (Grupo de Estudos da Indústria Automobilística). 
b) a instituição do monopólio estatal sobre a exploração e refino do petróleo no Brasil e a fundação do BNDE (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico). 
c) abertura para ingresso do capital estrangeiro (em préstimos ou investimentos diretos) e a criação do CMN (Conselho Monetário Nacional). 
d) a reorganização dos sindicatos e a criação do BNH (Banco Nacional de Habitação). 
e) a criação da OPA (Operação Pan-Americana) e o rompimento de relações diplomáticas com a URSS

04. QUESTÃO - A Ação Integralista Brasileira, organizada na década de 30 por Plínio Salgado, caracterizava-se por ser um movimento político que preconizava a: 

a) unificação com diferentes frentes, inclusive a Aliança Nacional Libertadora, para combater o fascismo. 
b) execução do Plano Cohén, a fim de evitar que o Brasil se inclinasse para o totalitarismo de direita. 
c) insurreição armada para garantia dos princípios revolucionários advogados pelo Comintem. 
d) realização de um amplo plebiscito para verificar se o povo apoiava o Estado Novo. 
e) instauração de um governo ditatorial ultranacionalista baseado na hegemonia unipartidária.

05. QUESTÃO - A implementação do Programa de Metas do governo Juscelino Kubitschek foi de importância para a economia brasileira, pois: 

a) diversificou as exportações e abaixou os índices de inflação. 
b) provocou o crescimento do setor industrial e o ingresso maciço de capital estrangeiro. 
c) evitou o deslocamento da força de trabalho do setor agrário para o industrial. 
d) nacionalizou o processo industrial do país, evitando a intervenção das multinacionais. 
e) impediu que a estrutura social das cidades se modificasse pôr influência da industrialização.

06. QUESTÃO - A produção de açúcar no Brasil colonial era parte de um conjunto de processos e relações que ultrapassavam os limites da colônia e incluíam 

a) a estruturação do engenho como unidade produtiva, a disposição portuguesa de povoar a colônia e o comércio sistemático com a América espanhola. 
b) as técnicas de cultivo indígenas, as mudas de cana procedentes do mundo árabe e a intermediação britânica na comercialização. 
c) a adaptação da cana à terra roxa do Nordeste, o conhecimento técnico dos imigrantes e a atuação holandesa no transporte marítimo. 
d) a constituição da grande propriedade, o tráfico de africanos escravizados e a existência de amplo mercado consumidor na Europa. 
e) o avanço da ocupação das áreas centrais da colônia, o recurso à mão de obra nativa e o crescimento do gosto pelos sabores doces na Europa.

07. QUESTÃO - A rede hidrográfica brasileira apresenta, dentre outras, as seguintes características: 

a) grande potencial hidráulico, predomínio de rios perenes e predomínio de foz do tipo delta. 
b) drenagem exorréica, predomínio de rios de planalto e predomínio de foz do tipo estuário. 
c) predomínio de rios temporários, drenagem endorréica e grande potencial hidráulico. 
d) regime de alimentação pluvial, baixo potencial hidráulico e predomínio de rios de planície. 
e) drenagem endorréica, predomínio de rios perenes e regime de alimentação pluvial.

08. QUESTÃO - O programa de liberalização das importações adotado no Brasil a partir da década de 1990 teve como consequências 

a) a falência de indústrias nacionais e o aumento do desemprego estrutural. 
b) a queda da qualidade dos produtos importados e o aumento da geração de lixo eletrônico. 
c) o crescimento da variedade dos produtos disponíveis e o superávit da balança comercial. 
d) o aumento dos preços dos produtos nacionais e a ampliação da oferta de mercadorias falsificadas. 
e) o acirramento da concorrência entre empresas e a interrupção de acordos comerciais com blocos econômicos

09. QUESTÃO - Fatores naturais, bem como a ação humana, podem atuar em processos de degradação ambiental. Em zonas áridas, semiáridas e subúmidas, um processo negativo característico dos solos e um de seus impactos esperados são: 

a) a salinização e a retração no nível dos lençóis freáticos. 
b) a compactação e o incremento de terras não agricultáveis. 
c) a laterização e o aumento dos fenômenos erosivos. 
d) a desertificação e a redução da biodiversidade. 
e) a arenização e a diminuição da fertilidade.

10. QUESTÃO - Aponte a afirmativa correta: 

a) No rio Paraná, entre São Paulo e Mato Grosso do Sul, está localizado o Complexo Hidrelétrico de Urubupungá. 
b) O rio Paraguai nasce na serra de Araporé, em Mato Grosso, com o nome de rio das Pedras, de Amolar. 
c) Durante as cheias do rio Paraguai, no início de outono, todo o Pantanal vê-se invadido pela águas do rio, constituindo, então, a lagoa Xarajes. 
d) O rio Uruguai é formado pelos rios Canoas e Pelotas. 
e) O rio Uruguai é o principal rio da Bacia Platina em potencial hidrelétrico.

11. QUESTÃO - A disponibilidade de água no Brasil é elevada, se comparada à de outras regiões do mundo. No entanto, quando se consideram o potencial hídrico no território e a distribuição da população brasileira por regiões, notam-se 

a) a distribuição desigual do recurso e a possibilidade de escassez hídrica. 
b) a homogeneidade da matriz energética nacional e o predomínio de assentamentos litorâneos. 
c) a transposição do recurso e a criação artificial de demandas. 
d) a valorização de áreas bem abastecidas e os fluxos migratórios de transumância. 
e) a perda do recurso por mau uso e o desequilíbrio na ocupação de bacias hidrográficas.

12. QUESTÃO - Embora tenha relação com estímulos à produção e aos investimentos em infraestrutura no país, a dívida externa brasileira é um obstáculo 

a) ao pleito do Brasil de se tornar líder econômico do Mercosul, já que uma das condições para o recebimento de recursos é a submissão do país ao FMI. 
b) à participação brasileira em órgãos reguladores, já que os contratos que garantem o pagamento compulsório da dívida comprometem a autonomia decisória do país. 
c) ao superávit da balança comercial brasileira, já que o recebimento de recursos é atrelado à compra de produtos fabricados pelos países credores. 
d) à entrada do país no Conselho de Segurança da ONU, já que a existência de dívidas sinaliza a falta de controle do país sobre sua própria economia. 
e) à redução das desigualdades sociais, já que parte dos recursos públicos arrecadados é destinada ao pagamento de parcelas e dos juros da dívida. 







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SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA