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Sobre os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos da ESA

Os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) são realizados em aproximadamente 24 (vinte e quatro) meses. O primeiro ano do CFGS é desenvolvido em uma das 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs), espalhadas pelo território nacional. O segundo ano de formação será realizado na Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsLog) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) de acordo com a especialidade escolhida.

(SANTA CASA 2023) - QUESTÃO

Leia o soneto de Luís de Camões para responder às questões de 1 a 3.

Qual tem a borboleta por costume,
que, enlevada¹ na luz da acesa vela,
dando vai voltas mil, até que nela
se queima agora, agora se consome,

tal eu correndo vou ao vivo lume
desses olhos gentis, Aónia bela;
e abraso-me, por mais que com cautela
livrar-me a parte racional presume.

Conheço o muito a que se atreve a vista,
o quanto se levanta o pensamento,
o como vou morrendo claramente;

porém, não quer Amor que lhe resista,
nem a minha alma o quer; que em tal tormento,
qual em glória maior, está contente.
(Luís de Camões. Sonetos, 1942.)
¹enlevada: atraída, fascinada.

01. QUESTÃO - No soneto, o eu lírico
a) compara-se a uma borboleta e os olhos de Aónia a uma vela acesa.
b) compara Aónia a uma borboleta e os olhos dela a uma vela acesa.
c) compara-se a um vivo lume e Aónia a uma borboleta.
d) compara Aónia a uma borboleta e os olhos dela à luz de uma vela acesa.
e) compara-se a um vivo lume e Aónia a uma vela acesa.

02. QUESTÃO - No soneto, o eu lírico dirige-se, mediante vocativo,
a) à vela.
b) a Amor.
c) à borboleta.
d) a Aónia.
e) à própria alma.

03. QUESTÃO - No trecho “em tal tormento, / qual em glória maior, está contente.”, o eu lírico faz uso do seguinte recurso retórico: 
a) pleonasmo. 
b) eufemismo. 
c) paradoxo. 
d) sinestesia. 
e) personificação.




01. QUESTÃO - A
Resolução: O eu lírico compara seu comportamento ao de uma borboleta que se sente atraída pela luz da vela acesa, a qual é associada ao olhar de Aónia.

02. QUESTÃO - D
Nos versos “tal eu correndo vou ao vivo lume/ desses olhos gentis, Aónia bela”, o eu lírico dirige-se à amada por meio do vocativo “Aónia bela”.

03. QUESTÃO - C
No fragmento “em tal tormento, / qual em glória maior, está contente.”, o eu lírico vale-se da contra - dição, uma vez que ele se manifesta contente a partir do tormento amoroso que vive. Desse modo, ao se igualarem conceitos opostos, tem-se a figura de pensamento denominada paradoxo.

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