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Sobre os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos da ESA

Os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) são realizados em aproximadamente 24 (vinte e quatro) meses. O primeiro ano do CFGS é desenvolvido em uma das 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs), espalhadas pelo território nacional. O segundo ano de formação será realizado na Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsLog) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) de acordo com a especialidade escolhida.

Modernismo 1ª Geração (1920-1930) - Resumo com exercícios

Início se dá com a Semana de Arte Moderna (SAM)- SP, em 1922.

Principais Características

- Ruptura com o passado; 

- Renovação estética; 

- Busca de uma arte voltada à brasilidade; 

- Liberdade dos padrões estéticos rígidos; 

- Identidade nacional recriada. 

Participaram da Semana de Arte Moderna, muitos artistas, entre eles: Anita Malfati, Di Cavalcanti, Tarsila Do Amaral e Lasar Segal.

Poesia – Fase Heroica – Principais Características 

- Liberdade de criação; 

- Versos livres e brancos; 

- Pontuação relativa; 

- Poesia próxima da prosa.

Principais Autores 

Oswald de Andrade 

- Retomada do Quinhentismo de maneira crítica; 

- Poema piada + poema pílula (poemas curtos e com humor); 

- Linguagem oral X língua padrão culta.

Mário de Andrade 

- Poesia do cotidiano; 

- Futurismo + urbanismo de São Paulo; 

- Crítica à burguesia hipócrita da época.

Manuel Bandeira “estrela da vida inteira”

- Um dos principais poetas brasileiros. 

- Poesia múltipla. 

- Eu-lírico mistura-se ao poeta. 

- Doença = pneumotórax. 

- Infância = evocação do Recife. 

- Liberdade poética = poética. 

- Existencialismo = Vou-me embora pra Pasárgada.

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

01. QUESTÃO - A Semana de arte moderna, ocorrida em 1922, inaugurou o movimento modernista no Brasil. A primeira fase do modernismo literário brasileiro, que durou de 1922 a 1930, teve como principal característica:

a) uso de poemas de forma fixa, como o soneto.

b) linguagem rebuscada e acadêmica.

c) valorização das raízes culturais brasileiras.

d) pessimismo e oposição ao romantismo.

e) foco em temas relacionados com a colonização

02. QUESTÃO - Em relação ao Modernismo, podemos afirmar que em sua primeira fase há:

a) maior aproximação entre a língua falada e a escrita, valorizando-se literariamente o nível coloquial.

b) pouca atenção ao valor estético da linguagem, privilegiando o desenvolvimento da pesquisa formal.

c) grande liberdade de criação, mas expressão pobre.

d) reconquista do verso livre.

e) ausência de inspiração nacionalista.

03. QUESTÃO - Assinale a alternativa correta para as características do Modernismo de 1922, também chamado de "fase heroica".

a) espírito polêmico e destruidor, valorização poética do cotidiano, nacionalismo, busca da originalidade a qualquer preço.

b) Temática ampla com preocupação filosófica, predomínio do romance regionalista, valorização do cotidiano, nacionalismo.

c) Espírito polêmico, busca da originalidade, predomínio do romance psicológico, valorização da cidade e das máquinas.

d) Visão futurista, espírito polêmico e destruidor, predomínio da prosa poética, valorização da cidade e das máquinas.

e) Valorização poética do cotidiano, linguagem repleta de neologismos, nacionalismo e busca da poesia na natureza.

04. QUESTÃO - Considere o texto abaixo.

Contraditoriamente, foi o patrocínio da fração mais europeizada da aristocracia rural de São Paulo, aberta às influências internacionais, que permitiu o florescimento das inovações estéticas. O café pesou mais do que as indústrias. Os velhos troncos paulistas, ameaçados em face da burguesia e da imigração, se juntaram aos artistas numa grande “orgia intelectual”, conforme a definição de Mário de Andrade. Segundo ele, “foi da proteção desses salões literários [promovidos pela aristocracia rural] que se alastrou pelo Brasil o espírito destruidor do movimento modernista.”

(MARQUES, Ivan. Cenas de um modernismo de província. São Paulo: Editora 34, 2011, p. 11)

O Modernismo de 22 caracterizou-se, de fato, por algumas contradições, entre as quais a que o texto aponta:

a)  Os mentores modernistas promoveram ideais estéticos para agradar burgueses e aristocratas.

b)  Uma economia voltada para a industrialização propiciou o desenvolvimento da produção rural.

c)  Membros da aristocracia paulista renunciaram a seu gosto estético em nome da arte popular.

d)  Membros da recém-formada burguesia impuseram seu gosto estético aos aristocratas.

e)  Um setor da economia rural estimulou um movimento cultural de raiz urbana e moderna. 

05. QUESTÃO - São características da primeira fase do Modernismo:

a) retomada da ficção regionalista, cultivo de uma poesia neobarroca e visão de mundo em perspectiva elitista.

b) libertação dos modelos acadêmicos, experimentalismo em novas formas de expressão e rompimento com o nacionalismo tradicional.

c) cultivo de uma ficção de caráter intimista, revisão das regras de metrificação e retomada do nacionalismo romântico.

d) predominância dos temas políticos, crítica ao uso indiscriminado das máquinas e visão de mundo em perspectiva universalista.

e) pesquisa de lendas e narrativas folclóricas, valorização do índio enquanto mito romântico e cultivo de fórmulas estéticas consagradas.

06. QUESTÃO - A poesia modernista, sobretudo a da primeira fase (1922-1928):

a) utiliza-se de vocabulário sempre vago e ambíguo que apreenda estados de espírito subjetivos e indefiníveis.

b) faz uma síntese dos pressupostos poéticos que norteavam a linguagem parnasiano-simbolista.

c) incentiva a pesquisa formal com base nas conquistas parnasianas, a ela anteriores.

d) enriquece e dinamiza a linguagem, inspirando-se na sintaxe clássica.

e) confere ao nível coloquial da fala brasileira a categoria de valor literário.

07. QUESTÃO - Todas as afirmativas a seguir relacionam-se ao Modernismo na sua primeira fase, exceto:

a) Os movimentos de vanguarda europeus, a brutalidade da Primeira Guerra Mundial, dentre outros fatores, favoreceu a busca por uma estética desvinculada de quaisquer dogmatismos.

b) No Brasil, os movimentos primitivistas foram uma resposta à busca da expressão nacional.

c) A conjunção entre primitivismo do folclore e universo urbano foi uma possibilidade modernista.

d) As inovações de ordem temática e formal permitiram a delimitação clara entre prosa e poesia modernistas.

e) A paródia aos textos e estilos consagrados da literatura brasileira é uma das possibilidades modernistas.

08. QUESTÃO - Assinale a alternativa em que há uma característica que não corresponde ao Modernismo em sua primeira fase (1922-1930).

a) Ruptura radical e audaciosa em relação às possíveis estéticas do passado, quebra total da rotina literária.

b) Caráter turbulento, polemista, de demolição de valores.

c) Exaltação exagerada de fatores como mocidade e tempo; o novo, nesta fase, foi erigido como um valor em si.

d) Movimento de inquietação e de insatisfação; os novos se lançaram à luta em nome da originalidade, da liberdade de pesquisa estética e do direito de “errar”.

e) Apesar de toda a radicalidade do grupo, é unânime a preocupação dos modernistas com o purismo da linguagem.

Mais exercícios sobre o modernismo


Resposta:

01. QUESTÃO: C

02. QUESTÃO: A

03. QUESTÃO: A

04. QUESTÃO: E

05. QUESTÃO: B

06. QUESTÃO: E

07. QUESTÃO: D

08. QUESTÃO: E

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