Modernismo 1ª Geração (1920-1930) - Resumo com exercícios

Início se dá com a Semana de Arte Moderna (SAM)- SP, em 1922.

Principais Características

- Ruptura com o passado; 

- Renovação estética; 

- Busca de uma arte voltada à brasilidade; 

- Liberdade dos padrões estéticos rígidos; 

- Identidade nacional recriada. 

Participaram da Semana de Arte Moderna, muitos artistas, entre eles: Anita Malfati, Di Cavalcanti, Tarsila Do Amaral e Lasar Segal.

Poesia – Fase Heroica – Principais Características 

- Liberdade de criação; 

- Versos livres e brancos; 

- Pontuação relativa; 

- Poesia próxima da prosa.

Principais Autores 

Oswald de Andrade 

- Retomada do Quinhentismo de maneira crítica; 

- Poema piada + poema pílula (poemas curtos e com humor); 

- Linguagem oral X língua padrão culta.

Mário de Andrade 

- Poesia do cotidiano; 

- Futurismo + urbanismo de São Paulo; 

- Crítica à burguesia hipócrita da época.

Manuel Bandeira “estrela da vida inteira”

- Um dos principais poetas brasileiros. 

- Poesia múltipla. 

- Eu-lírico mistura-se ao poeta. 

- Doença = pneumotórax. 

- Infância = evocação do Recife. 

- Liberdade poética = poética. 

- Existencialismo = Vou-me embora pra Pasárgada.

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

01. QUESTÃO - A Semana de arte moderna, ocorrida em 1922, inaugurou o movimento modernista no Brasil. A primeira fase do modernismo literário brasileiro, que durou de 1922 a 1930, teve como principal característica:

a) uso de poemas de forma fixa, como o soneto.

b) linguagem rebuscada e acadêmica.

c) valorização das raízes culturais brasileiras.

d) pessimismo e oposição ao romantismo.

e) foco em temas relacionados com a colonização

02. QUESTÃO - Em relação ao Modernismo, podemos afirmar que em sua primeira fase há:

a) maior aproximação entre a língua falada e a escrita, valorizando-se literariamente o nível coloquial.

b) pouca atenção ao valor estético da linguagem, privilegiando o desenvolvimento da pesquisa formal.

c) grande liberdade de criação, mas expressão pobre.

d) reconquista do verso livre.

e) ausência de inspiração nacionalista.

03. QUESTÃO - Assinale a alternativa correta para as características do Modernismo de 1922, também chamado de "fase heroica".

a) espírito polêmico e destruidor, valorização poética do cotidiano, nacionalismo, busca da originalidade a qualquer preço.

b) Temática ampla com preocupação filosófica, predomínio do romance regionalista, valorização do cotidiano, nacionalismo.

c) Espírito polêmico, busca da originalidade, predomínio do romance psicológico, valorização da cidade e das máquinas.

d) Visão futurista, espírito polêmico e destruidor, predomínio da prosa poética, valorização da cidade e das máquinas.

e) Valorização poética do cotidiano, linguagem repleta de neologismos, nacionalismo e busca da poesia na natureza.

04. QUESTÃO - Considere o texto abaixo.

Contraditoriamente, foi o patrocínio da fração mais europeizada da aristocracia rural de São Paulo, aberta às influências internacionais, que permitiu o florescimento das inovações estéticas. O café pesou mais do que as indústrias. Os velhos troncos paulistas, ameaçados em face da burguesia e da imigração, se juntaram aos artistas numa grande “orgia intelectual”, conforme a definição de Mário de Andrade. Segundo ele, “foi da proteção desses salões literários [promovidos pela aristocracia rural] que se alastrou pelo Brasil o espírito destruidor do movimento modernista.”

(MARQUES, Ivan. Cenas de um modernismo de província. São Paulo: Editora 34, 2011, p. 11)

O Modernismo de 22 caracterizou-se, de fato, por algumas contradições, entre as quais a que o texto aponta:

a)  Os mentores modernistas promoveram ideais estéticos para agradar burgueses e aristocratas.

b)  Uma economia voltada para a industrialização propiciou o desenvolvimento da produção rural.

c)  Membros da aristocracia paulista renunciaram a seu gosto estético em nome da arte popular.

d)  Membros da recém-formada burguesia impuseram seu gosto estético aos aristocratas.

e)  Um setor da economia rural estimulou um movimento cultural de raiz urbana e moderna. 

05. QUESTÃO - São características da primeira fase do Modernismo:

a) retomada da ficção regionalista, cultivo de uma poesia neobarroca e visão de mundo em perspectiva elitista.

b) libertação dos modelos acadêmicos, experimentalismo em novas formas de expressão e rompimento com o nacionalismo tradicional.

c) cultivo de uma ficção de caráter intimista, revisão das regras de metrificação e retomada do nacionalismo romântico.

d) predominância dos temas políticos, crítica ao uso indiscriminado das máquinas e visão de mundo em perspectiva universalista.

e) pesquisa de lendas e narrativas folclóricas, valorização do índio enquanto mito romântico e cultivo de fórmulas estéticas consagradas.

06. QUESTÃO - A poesia modernista, sobretudo a da primeira fase (1922-1928):

a) utiliza-se de vocabulário sempre vago e ambíguo que apreenda estados de espírito subjetivos e indefiníveis.

b) faz uma síntese dos pressupostos poéticos que norteavam a linguagem parnasiano-simbolista.

c) incentiva a pesquisa formal com base nas conquistas parnasianas, a ela anteriores.

d) enriquece e dinamiza a linguagem, inspirando-se na sintaxe clássica.

e) confere ao nível coloquial da fala brasileira a categoria de valor literário.

07. QUESTÃO - Todas as afirmativas a seguir relacionam-se ao Modernismo na sua primeira fase, exceto:

a) Os movimentos de vanguarda europeus, a brutalidade da Primeira Guerra Mundial, dentre outros fatores, favoreceu a busca por uma estética desvinculada de quaisquer dogmatismos.

b) No Brasil, os movimentos primitivistas foram uma resposta à busca da expressão nacional.

c) A conjunção entre primitivismo do folclore e universo urbano foi uma possibilidade modernista.

d) As inovações de ordem temática e formal permitiram a delimitação clara entre prosa e poesia modernistas.

e) A paródia aos textos e estilos consagrados da literatura brasileira é uma das possibilidades modernistas.

08. QUESTÃO - Assinale a alternativa em que há uma característica que não corresponde ao Modernismo em sua primeira fase (1922-1930).

a) Ruptura radical e audaciosa em relação às possíveis estéticas do passado, quebra total da rotina literária.

b) Caráter turbulento, polemista, de demolição de valores.

c) Exaltação exagerada de fatores como mocidade e tempo; o novo, nesta fase, foi erigido como um valor em si.

d) Movimento de inquietação e de insatisfação; os novos se lançaram à luta em nome da originalidade, da liberdade de pesquisa estética e do direito de “errar”.

e) Apesar de toda a radicalidade do grupo, é unânime a preocupação dos modernistas com o purismo da linguagem.

Mais exercícios sobre o modernismo


Resposta:

01. QUESTÃO: C

02. QUESTÃO: A

03. QUESTÃO: A

04. QUESTÃO: E

05. QUESTÃO: B

06. QUESTÃO: E

07. QUESTÃO: D

08. QUESTÃO: E

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