Início se dá com a Semana de Arte Moderna (SAM)- SP, em 1922.
Principais Características
- Ruptura com o passado;
- Renovação estética;
- Busca de uma arte voltada à brasilidade;
- Liberdade dos padrões estéticos rígidos;
- Identidade nacional recriada.
Participaram da Semana de Arte Moderna, muitos artistas, entre eles: Anita Malfati, Di Cavalcanti, Tarsila Do Amaral e Lasar Segal.
Poesia – Fase Heroica – Principais Características
- Liberdade de criação;
- Versos livres e brancos;
- Pontuação relativa;
- Poesia próxima da prosa.
Principais Autores
➤ Oswald de Andrade
- Retomada do Quinhentismo de maneira crítica;
- Poema piada + poema pílula (poemas curtos e com humor);
- Linguagem oral X língua padrão culta.
➤ Mário de Andrade
- Poesia do cotidiano;
- Futurismo + urbanismo de São Paulo;
- Crítica à burguesia hipócrita da época.
➤ Manuel Bandeira “estrela da vida inteira”
- Um dos principais poetas brasileiros.
- Poesia múltipla.
- Eu-lírico mistura-se ao poeta.
- Doença = pneumotórax.
- Infância = evocação do Recife.
- Liberdade poética = poética.
- Existencialismo = Vou-me embora pra Pasárgada.
EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM
01. QUESTÃO - A Semana de arte moderna, ocorrida em 1922, inaugurou o movimento modernista no Brasil. A primeira fase do modernismo literário brasileiro, que durou de 1922 a 1930, teve como principal característica:
a) uso de poemas de forma fixa, como o soneto.
b) linguagem rebuscada e acadêmica.
c) valorização das raízes culturais brasileiras.
d) pessimismo e oposição ao romantismo.
e) foco em temas relacionados com a colonização
02. QUESTÃO - Em relação ao Modernismo, podemos afirmar que em sua primeira fase há:
a) maior aproximação entre a língua falada e a escrita, valorizando-se literariamente o nível coloquial.
b) pouca atenção ao valor estético da linguagem, privilegiando o desenvolvimento da pesquisa formal.
c) grande liberdade de criação, mas expressão pobre.
d) reconquista do verso livre.
e) ausência de inspiração nacionalista.
03. QUESTÃO - Assinale a alternativa correta para as características do Modernismo de 1922, também chamado de "fase heroica".
a) espírito polêmico e destruidor, valorização poética do cotidiano, nacionalismo, busca da originalidade a qualquer preço.
b) Temática ampla com preocupação filosófica, predomínio do romance regionalista, valorização do cotidiano, nacionalismo.
c) Espírito polêmico, busca da originalidade, predomínio do romance psicológico, valorização da cidade e das máquinas.
d) Visão futurista, espírito polêmico e destruidor, predomínio da prosa poética, valorização da cidade e das máquinas.
e) Valorização poética do cotidiano, linguagem repleta de neologismos, nacionalismo e busca da poesia na natureza.
04. QUESTÃO - Considere o texto abaixo.
Contraditoriamente, foi o patrocínio da fração mais europeizada da aristocracia rural de São Paulo, aberta às influências internacionais, que permitiu o florescimento das inovações estéticas. O café pesou mais do que as indústrias. Os velhos troncos paulistas, ameaçados em face da burguesia e da imigração, se juntaram aos artistas numa grande “orgia intelectual”, conforme a definição de Mário de Andrade. Segundo ele, “foi da proteção desses salões literários [promovidos pela aristocracia rural] que se alastrou pelo Brasil o espírito destruidor do movimento modernista.”
(MARQUES, Ivan. Cenas de um modernismo de província. São Paulo: Editora 34, 2011, p. 11)
O Modernismo de 22 caracterizou-se, de fato, por algumas contradições, entre as quais a que o texto aponta:
a) Os mentores modernistas promoveram ideais estéticos para agradar burgueses e aristocratas.
b) Uma economia voltada para a industrialização propiciou o desenvolvimento da produção rural.
c) Membros da aristocracia paulista renunciaram a seu gosto estético em nome da arte popular.
d) Membros da recém-formada burguesia impuseram seu gosto estético aos aristocratas.
e) Um setor da economia rural estimulou um movimento cultural de raiz urbana e moderna.
05. QUESTÃO - São características da primeira fase do Modernismo:
a) retomada da ficção regionalista, cultivo de uma poesia neobarroca e visão de mundo em perspectiva elitista.
b) libertação dos modelos acadêmicos, experimentalismo em novas formas de expressão e rompimento com o nacionalismo tradicional.
c) cultivo de uma ficção de caráter intimista, revisão das regras de metrificação e retomada do nacionalismo romântico.
d) predominância dos temas políticos, crítica ao uso indiscriminado das máquinas e visão de mundo em perspectiva universalista.
e) pesquisa de lendas e narrativas folclóricas, valorização do índio enquanto mito romântico e cultivo de fórmulas estéticas consagradas.
06. QUESTÃO - A poesia modernista, sobretudo a da primeira fase (1922-1928):
a) utiliza-se de vocabulário sempre vago e ambíguo que apreenda estados de espírito subjetivos e indefiníveis.
b) faz uma síntese dos pressupostos poéticos que norteavam a linguagem parnasiano-simbolista.
c) incentiva a pesquisa formal com base nas conquistas parnasianas, a ela anteriores.
d) enriquece e dinamiza a linguagem, inspirando-se na sintaxe clássica.
e) confere ao nível coloquial da fala brasileira a categoria de valor literário.
07. QUESTÃO - Todas as afirmativas a seguir relacionam-se ao Modernismo na sua primeira fase, exceto:
a) Os movimentos de vanguarda europeus, a brutalidade da Primeira Guerra Mundial, dentre outros fatores, favoreceu a busca por uma estética desvinculada de quaisquer dogmatismos.
b) No Brasil, os movimentos primitivistas foram uma resposta à busca da expressão nacional.
c) A conjunção entre primitivismo do folclore e universo urbano foi uma possibilidade modernista.
d) As inovações de ordem temática e formal permitiram a delimitação clara entre prosa e poesia modernistas.
e) A paródia aos textos e estilos consagrados da literatura brasileira é uma das possibilidades modernistas.
08. QUESTÃO - Assinale a alternativa em que há uma característica que não corresponde ao Modernismo em sua primeira fase (1922-1930).
a) Ruptura radical e audaciosa em relação às possíveis estéticas do passado, quebra total da rotina literária.
b) Caráter turbulento, polemista, de demolição de valores.
c) Exaltação exagerada de fatores como mocidade e tempo; o novo, nesta fase, foi erigido como um valor em si.
d) Movimento de inquietação e de insatisfação; os novos se lançaram à luta em nome da originalidade, da liberdade de pesquisa estética e do direito de “errar”.
e) Apesar de toda a radicalidade do grupo, é unânime a preocupação dos modernistas com o purismo da linguagem.
Mais exercícios sobre o modernismo
01. QUESTÃO: C
02. QUESTÃO: A
03. QUESTÃO: A
04. QUESTÃO: E
05. QUESTÃO: B
06. QUESTÃO: E
07. QUESTÃO: D
08. QUESTÃO: E
Nenhum comentário:
Postar um comentário