Encilhamento (Século XIX) - Com exercícios de aprendizagem

Rui Barbosa
Nos primeiros anos após a proclamação da República, Deodoro da Fonseca se deparava com um Brasil possuidor de uma estrutura econômica arcaica, baseada no café; e um retrógrado sistema financeiro. Para mudar tal situação, o Ministro da Fazenda, Rui Barbosa, adotou uma política que visava estimular a industrialização e o desenvolvimento brasileiro, porém acabou desencadeando uma das mais graves crises econômicas vividas pelo Brasil.
Baseado no sistema bancário norte-americano, Rui Barbosa estabeleceu uma política monetária focada na livre emissão de créditos monetários. Desta forma, para estimular a industrialização e o desenvolvimento de novos negócios, os bancos passariam a liberar empréstimos livremente às pessoas, sem mesmo saber de suas reais condições de pagamento. Esta política ficou conhecida como encilhamento.
Para financiar o enorme volume de empréstimos, o governo foi obrigado a fazer grandes injeções de dinheiro no sistema econômico, provocando uma grande desvalorização da moeda, o que resultou em altíssimos níveis de inflação. Além do mais, o dinheiro concedido por meio dos empréstimos na maioria das vezes não era utilizado de forma eficiente. Um prova disso era o pouco tempo de vida de inúmeros estabelecimentos comerciais e industriais. 
Mesmo com o encerramento das atividades de muitas empresas, as ações das mesmas continuavam à venda na Bolsa de Valores, inclusive com preços ascendentes. Tudo isso gerou uma enorme especulação financeira, surgimento de empresas-fantasmas, etc., complicando ainda mais a situação econômica da nova república.
Rui Barbosa permaneceu no cargo de Ministro da Fazenda por 14 meses, até 20 de janeiro de 1891. Os problemas econômicos causados em razão da política do encilhamento foram parcialmente resolvidos no governo Campo Sales, por meio do controle da emissão de moeda e do estímulo ao crescimento industrial do país.
(Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/historiab/encilhamento.htm < acessado em 16/02/17 às 1300h)
O termo "encilhamento" foi inspirado no procedimento adotado no hipismo de arrear (equipar com arreios) o cavalo, preparando-o para a corrida. O termo foi utilizado para dar nome ao movimento especulativo devido à sua analogia com a crença de tentar se aproveitar, a qualquer custo, de oportunidades "únicas" de enriquecimento quando as mesmas se apresentam. Esta analogia é reforçada no ditado popular "cavalo encilhado não passa duas vezes". O uso da palavra encilhamento como apelido da situação econômica na praça do Rio de Janeiro à época, foi feito pela primeira vez em Retrospecto Comercial, no Jornal do Comercio em 1890. Nesse jornal, o termo por ser considerado pejorativo, só era usado em matéria paga, mas outros periódicos passaram a repeti-lo como gíria para denominar a febre financeira posterior a 1888. 
(Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Encilhamento: acessado em 16/02/17 às 2253)

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

01. Proclamada a República do Brasil, formou-se um governo provisório sob a chefia de Deodoro da Fonseca. São episódios deste governo: 

A) Convênio de Taubaté e o Funding Loan 
B) Revolta dos Canudos e Campanha Civilista. 
C) Grande Naturalização e o Encilhamento. 
D) Revolta da Chibata e a Revolução Federalista

02. A política de Rui Barbosa, conhecida como "Encilhamento", favoreceu: 

A) o desenvolvimento das artes em geral. 
B) a educação escolar básica. 
C) a primeira crise econômica do governo republicano. 
D) o aprimoramento das relações da Igreja com o Estado. 
E) o estabelecimento do governo provisório.

03. O ''Encilhamento'' resultou: 

A) da primeira crise de superprodução de café. 
B) do movimento comandado pelo Marechal Deodoro. 
C) da introdução de imigrantes europeus. 
D) da nova política econômica formulada por Rui Barbosa. 
E) da primeira greve operária ocorrida na República.

04. Os anos que se seguiram à queda da monarquia no Brasil foram caracterizados por um período de instabilidade da jovem república. Os eventos que ocorreram durante a “República da Espada” foram: 

A) o “Encilhamento” e a “Revolta da Armada”. 
B) o “Funding Loan” e a “Revolução Federalista. 
C) a “Revolta de Canudos” e a “Revolta da Chibata”. 
D) a “Revolta da Vacina” e a “Guerra do Contestado”. 
E) a “Revolta da Borracha” e a “Revolta do Juazeiro”.

05. A crise do Encilhamento, ocorrida durante o primeiro governo republicano, provocou um grande descontrole na economia nacional. Essa crise

a) culminou com o desenvolvimento da forte política de industrialização no Brasil.
b) foi conseqüência da política econômico-financeira de emissão de papel-moeda e do crédito aberto, adotada por Rui Barbosa, então Ministro da Fazenda.
c) conteve a especulação, evitando a falência de banqueiros e industriais.
d) foi conseqüência da desvalorização dos preços do café no mercado internacional.
e) levou o Ministro Rui Barbosa e a elite agroexportadora a elaborarem o primeiro programa de valorização do café.

06. A política financeira, conhecida como encilhamento, foi proposta pelo Ministro:

A) Campos Sales
B) Quintino Bocaiúva
C) Benjamim Constant
D) Rui Barbosa
E) Aristides Lobo

07. Nome que se dá aos resultados da política financeira do ministro da Fazenda, Rui Barbosa, caracterizada pela facilitação do crédito, que levou a um crescimento da atividade econômica seguida de inflação, especulação na bolsa de valores, falências e desemprego.

A) Capitalização
B) Abolição
C) Encilhamento
D) Lei de Responsabilidades
E) Revolução Federalista do Rio Grande do Sul



_____________________________________________________________
RESPOSTA: 01 - C | 02 - C | 03 - D | 04 - A | 05 - B | 06 - D | 07 - C

Nenhum comentário:

Postar um comentário