Conjuração Baiana (Revolta dos Alfaiates) - Resumo com exercícios

Conjuração Baiana de 1798
A Conjuração Baiana foi uma rebelião popular que ocorreu na Bahia, no dia 25 de agosto de 1798, que pretendia libertar o Brasil de Portugal e atender as reivindicações das camadas pobres da população. Também conhecida como Revolta dos Alfaiates, a agitação popular era composta, em sua maioria, por escravos, negros livres, mulatos, brancos pobres e mestiços que exerciam as mais diferentes profissões, como alfaiates, sapateiros, pedreiros, entre outras.

Repercutia na Bahia o movimento chefiado pelo bravo negro Toussaint Louverture, no Haiti, contra os colonizadores franceses - o primeiro grande levante de escravos bem sucedidos na história. Aquelas mesmas ideias de república, liberdade e igualdade pregadas na Revolução Francesa e na Conjuração Mineira agitavam agora a Bahia.

A população da cidade de Salvador, antiga capital do Brasil, vivendo em situação de penúria, depois que a capital do Brasil colônia foi transferida para o Rio de Janeiro (1763), pregava a necessidade de se fundar no Brasil uma "República Democrática" e uma sociedade onde não houvesse diferenças sociais, onde todos fossem iguais, e onde houvesse "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".

Causas

➤ Insatisfação popular com o elevado preço cobrado pelos produtos essenciais e alimentos. Além disso, reclamavam da carência de determinados alimentos.
➤ Forte insatisfação com o domínio de Portugal sobre o Brasil. O ideal de independência estava presente em vários setores da sociedade baiana.

Objetivos

➧ Defendiam a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal;
➧ Defendiam a implantação da República;
➧ Liberdade comercial no mercado interno e também com o exterior;
➧ Liberdade e igualdade entre as pessoas. Portanto eram favoráveis à abolição dos privilégios sociais e também da escravidão;
➧ Aumento de salários para os soldados.

Líderes

➮ Um dos principais líderes foi o médico, político e filósofo baiano Cipriano Barata.
➮ Outra importante liderança, que atuou muito na divulgação das ideias do movimento, foi o soldado Luís Gonzaga das Virgens.
➮ Os alfaiates Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus do Nascimento.

A Revolta

A revolta estava marcada, porém um dos integrantes do movimento, o ferreiro José da Veiga, delatou o movimento para o governador, relatando o dia e a hora em que aconteceria.
O governo baiano organizou as forças militares para debelar o movimento antes que a revolta ocorresse. 

A ação do governo foi rápida, o coronel Teotônio de Souza foi encarregado de surpreendê-los em flagrante. Com a aproximação das tropas do governo, muitas pessoas conseguiram fugir. Reprimida a rebelião, as prisões sucederam-se e o movimento foi desarticulado. Foram presos 49 pessoas, três eram mulheres, nove eram escravos, a grande maioria eram alfaiates, barbeiros, soldados, bordadores e pequenos comerciantes.

Os principais envolvidos foram levados a julgamento. Um ano e dois meses depois, eram condenados à morte por enforcamento e depois esquartejados na Praça da Piedade em Salvador.


EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

01.  "Rebelião que expressou as contradições do Antigo Sistema Colonial. Teve influência maçônica iluminista, revelou objetivos emancipacionista e republicano. O movimento se diferenciou dos demais pelo caráter social, a igualdade racial declarada nos boletins, e pela participação de elementos provenientes das camadas populares da população (soldados, artesãos, ourives, alfaiates, domésticas, negros escravos e forros)". O texto refere-se à 

a) Balaiada. 
b) Conjuração Baiana. 
c) Revolta Farroupilha. 
d) Confederação do Equador. 
e) Guerra dos Mascates.

02. Em 1798, surge na Bahia um movimento rebelde conhecido como Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates, que contou com a participação de pessoas das camadas sociais mais humildes. Esse movimento 

a) pretendia fundar uma Universidade, instalar manufaturas de tecidos e aproveitar o ferro e o salitre da região. 
b) protestava contra os impostos, defendia a abolição da escravatura e propunha aumento de soldo aos soldados. 
c) defendia o fim do Pacto Colonial e o desenvolvimento de manufaturas têxteis e siderúrgicas, além do estímulo à produção agrícola. 
d) foi o primeiro movimento de rebeldia a questionar o Pacto Colonial. 
e) no plano político contava com elementos adeptos da república, enquanto outros pretendiam uma monarquia constitucional.

03. Sobre a Conjuração Baiana, ocorrida em 1798, é CORRETO afirmar que 

a) foi uma revolta liderada pelos senhores de escravos, que contou com pouca mobilização popular sobretudo das populações de cor. 
b) foi uma revolta anticolonial, com maior presença das camadas populares, que, entre outros objetivos, pretendia acabar com a escravidão e fundar uma república democrática. 
c) foi um movimento liderado por intelectuais e escravos, comprometido com a luta anticolonial, mas sem planos de revolta. 
d) foi um movimento contra as taxações excessivas sobre o fumo e o açúcar, que não assumiu um caráter anticolonialista. 
e) foi uma revolta liderada pela elite baiana, que lutava pela permanência do sistema escravista.

04. A Revolta dos Alfaiates foi um movimento que ocorreu no Brasil em agosto de 1798. A agitação popular era composta, em sua maioria, por escravos, negros livres, mulatos, brancos pobres e mestiços que exerciam as mais diferentes profissões, como alfaiates, sapateiros, pedreiros, entre outras.

O local onde ocorreu essa revolta foi:

a) no Rio de Janeiro
b) em Minas gerais
c) em Pernambuco
d) no Pará
e) na Bahia

05. (ESA) - Apesar de ligadas ao mesmo cenário político-econômico nacional e internacional, as conjurações Mineira e Baiana apresentaram algumas diferenças, tais como: 

a) a Conjuração Mineira, ao contrário da Baiana, contou com a participação da Maçonaria. 
b) a Conjuração Baiana, ao contrário da Mineira, contava com forte aparato policial-militar. 
c) a Conjuração Mineira, ao contrário da Baiana, pleiteava a abolição da escravidão. 
d) a Conjuração Baiana, ao contrário da Mineira, pretendia incentivar o estudo universitário no Brasil. 
e) a Conjuração Baiana ao contrário da Mineira, apresentou forte participação popular.

06.  (ESA Adaptado) - A Inconfidência Baiana de 1798 teve como causa a: 

a) decadência da produção do ouro
b) instalação das Casas de Fundição 
c) insatisfação das populações mais humildes 
d) invasão holandesa na Bahia 
e) insatisfação  contra as taxações excessivas sobre o fumo e o açúcar





//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
➣ RESPOSTAS
01 - B | 02 - B| 03 - B | 04 - E | 05 - E | 06 - C 



______________________________________________________________________________
Fontes
- https://www.todamateria.com.br/conjuracao-baiana/ (acessado em 24/02/2018 às 22:45h)
- https://www.historiadobrasil.net/conjuracao_baiana.htm (acessado em 24/02/2018 às 22:45h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário