No início do período pré-colonial que vai de 1500 a 1530 (primeiros trinta anos), Portugal desde que chegaram no território brasileiro, descobriram o pau-brasil, uma madeira nativa da Mata Atlântica, que tinha sucesso no mercado consumidor europeu.
Foi então realizado o primeiro ciclo econômico do Brasil: o ciclo do pau-brasil.
O ciclo da cana-de-açúcar teve início no Brasil no ano de 1530. Durou até 1700 e foi a atividade econômica mais densa e consistente do Brasil Colônia.
Junto com as capitanias hereditárias e seus donatários, começa o plantio de cana-de-açúcar no Brasil.
Os portugueses esperavam que, ao introduzir o cultivo da cana, conseguissem firmar a colonização, garantir a presença portuguesa e, com isso, impedir as invasões externas e ameaças estrangeiras.
Sem dúvida, a cana-de-açúcar, definiu os rumos da economia e da política brasileira e portuguesa entre os séculos XVI e XVIII, principalmente por ter acompanhado o processo de colonização efetiva da América portuguesa. Portanto, a cana-de-açúcar representou um importante ciclo econômico, consolidando a ocupação de parte significativa do litoral brasileiro e contribuindo para uma interiorização. O latifúndio, a monocultura, o uso de mão de obra escravizada e a preocupação em atender ao mercado exterior constituem o plantation, sistema utilizado para o cultivo e produção do açúcar no Brasil colonial.
https://querobolsa.com.br/enem/historia-brasil/ciclo-da-cana-de-acucar Acesso em 07/01/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário