REDAÇÃO - TEMA PROPOSTO

 Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior. 

(http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/355-perguntas-frequentes-911936531/educacao-a-distancia-1651636927/12823-o-que-e-educacao-a-distancia)

A partir da leitura do texto motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo, de 20 a 30 linhas, em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Educação a distância”. 

9 comentários:

  1. TÍTULO: DIFICULDADES DO ENSINO REMOTO NO BRASIL
    _Com o advento da Internet, a agilidade das informações se tornou cada vez mais rápida, e com diversas aplicações, incluindo a Educação, cuja temática do Ensino Remoto, têm se tornado o centro das atenções dos educadores, assim como alunos e responsáveis, principalmente num cenário de Pandemia como o COVID-19.
    _Quando se trata de educação à distância, pode haver basicamente duas classificações, podendo ser Assíncrona (Quando as aulas não seguem um horário fixo estabelecido pelo professor/instituição), ou Síncrona (Quando as aulas seguem um horário fico), e independente da modalidade, o seu uso tem dividido opiniões da sociedade.
    _No entanto, ainda que o ensino à distância esteja ganhando espaço no Brasil, nem todos se agradam com o seu uso, devido ao fato que num cenário de pandemia de COVID-19, onde vários alunos que antes usufruíam do ensino presencial, tiveram suas aulas adaptadas para o ensino remoto, queixam-se de que é muito mais difícil o aprendizado através dessa modalidade pedagógica, por uma série de motivos, sendo a principal delas, o fato da incapacidade de manterem o foco nas aulas, devido ao fato do ambiente domiciliar ser potencialmente disperso, ou seja, com uma série de situações ou objetos que podem tirar a concentração do aluno numa aula.
    _Outro fator, que põe o ensino remoto numa situação de não unanimidade, tem relação com as disparidades socioeconômicas, onde as redes de Internet não são oferecidas de forma homogênea em todo território nacional, havendo regiões que sequer a rede elétrica é fornecida, e além disso os equipamentos de informática, devido a variações do Dólar, são excessivamente caros, resultando assim numa segregação socioeconômica da modalidade remota de ensino.
    _Portanto, é necessário que o poder público, através do Ministério da Educação e de Telecomunicações, e os governos Estaduais e Municipais, montem estratégias para maior inserção do ensino remoto, como a maior disponibilidade redes de Internet em todo território nacional, e além disso dar condições de acesso para os alunos da rede pública, como concessão de equipamentos de Informática, tendo como exemplo, a concessão de equipamentos de informática para alunos da Universidade Federal Fluminense, além de capacitação dos laboratórios de Informática.

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    1. Muito bom!!! 👏
      Gostaria que me ajudasse, tirando umas dúvidas sobre redação.
      Por gentileza!! 🙏

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    2. Mando ver hein, gostei, eu fiz uma aqui mas nem se compara a sua, onde que posso aprender a escrever uma boa redação, me ajuda ai.

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    3. Bom gente, é sempre bom ter em mente que cada parágrafo é um argumento diferente, onde os dois primeiros são de introdução, os dois subsequentes são de desenvolvimento, e o último de conclusão, e o resto é treino.

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  2. TÍTULO:O ENSINO Á DISTÂNCIA COMO DIFICULTOR DO ACESSO A EDUCAÇÃO
    A constituição de1988, documento mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro.
    No entanto, a realidade do Brasil é outra. Não é todo aluno que tem acesso ás tecnologias e muitos deixam de assistir as aulas, não absorvem as aulas e tem dificuldades de se comunicar com o professor.
    É notória a ausência de medidas governamentais para combater as dificuldades do ensino à distância. O estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
    Diante de tal exposto, é notório que isso gere desinteresse da parte do aluno, abandono da escola, dentre outros fatores.
    De acordo com Milton Santos, no texto "As cidadanias mutiladas" a democracia só é eficaz quando atinge a totalidade do corpo social, ou seja, na medida em que os direitos são universais e desfrutados por todos cidadãos, não são todos os alunos que podem participar do ensino à distância, logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
    Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos, fazendo campanhas, usando as redes sociais, encorajando os alunos a não desistir e ajudas do governo.


    Digam se está bom, por favor!!

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  3. Boa noite!
    Tenta aumentar o número de linhas, no mínimo 5 linhas em cada parágrafo para começar e leve como parâmetro. Busque conjunções que agreguem valor ao seu texto e a ordem que devam ser inseridas.

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  4. O ensino remoto é fundamental, principalmente nesse momento de pandemia por COVID-19,o distanciamento é essencial para evitar a transmissão, por outro lado esse distanciamento trouxe alguns obstáculos, para os alunos que tem uma renda baixa.
    Pode-se mencionar a dificuldade dos alunos de escolas publicas em ter acesso a essas aulas online, pôs alguns não tem um bom dispositivo para ter esse acesso as aulas, vale lembrar que existe o custo da internet , fora aqueles alunos que moram em locas que não pega sinal de rede móvel.
    Dessa forma o Ministério da Educação e da comunicação junto com os Governadores Estadual e Municipal devem montar uma estratégia para facilitar o acesso desses alunos, como a disponibilidade de rede de internet em todo território Nacional e além disso da condições de acesso para esses alunos da rede Publica como uma doação de dispositivos moveis para eles estudar em qualquer local estando na sua casa ou na casa de outra pessoa.




    NAO SOU BOA EM REDAÇAO É A PRIMEIRA QUE FAÇO, LI A REDAÇAO DE CIMA E PEGUEI ALGUMAS IDEIAS

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  5. Título: Desigualdades socioeconômicas

    A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia no sistema jurídico brasileiro, garante o direito de educação a todos, em igualdade perante a lei. Entretanto, sabe-se que na prática é diferente. Assim sendo, A distribuição do uso da internet e de meios tecnológicos é desigual no país. Portanto, é válido ressaltar os porquês do contraste entre a prática e a idealização.
    Inicialmente, a concentração de renda existente no Brasil é um dos fatores os quais aplicam uma desigualdade no uso da educação. Nesse sentido, sabe-se que o GINI brasileiro, medida usada para calcular a concentração de renda, é de aproximadamente 0,68 e quanto mais próximo do número 1 mais concentração de renda há naquele local, logo, no Brasil há uma grande concentração de renda, o que dificulta a aplicação igualitária para os estudantes à distância, pois muitos não têm acesso à internet ou qualquer outro tipo de tecnologia. Portanto, é necessário que haja uma intervenção estatal a fim de normalizar o nível de renda concentrado.
    Em segundo plano, os estudantes, que não têm acesso à internet ou algo que auxilie a educação à distancia, acabam desistindo das aulas, evadindo desde o ensino fundamental. Diante disso, a quantidade de estudantes evadindo as aulas e quaisquer ensinos acabam indo trabalhar cedo demais de maneira informal, prejudicando assim o seu futuro e seu estado mental, aplicando uma grande pressão a si mesmo desde novo, embora incoerente, é evidente durante o cotidiano do brasileiro. Deve-se, pois, existir um método criado por políticos coerentes para que a quantidade de evasão escolar tanto infantil quanto adolescente diminua.
    Em resumo, a desigualdade na distribuição da educação por meio da internet acaba sendo algo inviável para alguns indivíduos. Desse modo, para que evite diversos problemas político-sociais é necessário que haja um certo nível de controle entre o ensino à distância e o presencial para que assim exista um meio termo e diminua o risco de haver grandes evasões escolares por falta de recursos. Contudo, atualmente há alguns programas tanto sociais quanto políticos que auxiliam a educação e que fazem um intermédio para que as crianças possam ter um futuro escolarizado.

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  6. Por favor me digam se ficou bom.

    Tema: OBSTÁCULOS DO ENSINO À DISTÂNCIA

    A expansão e o desenvolvimento da tecnologia no Brasil possibilitou o crescimento do ensino à distância. Como consequência, esta modalidade tornou a educação mais acessível e dinâmica, ajudando na democratização do ensino. No entanto, há obstáculos acerca desta novidade que precisam ser corrigidos.
    Dentro dessas dificuldades está o precário acesso à internet em muitas regiões do Brasil. Esta realidade impossibilita a realização de aulas online tanto por parte dos docentes quanto do alunos. Dessa forma, existe mais problemas com evasões escolares nesta modalidade do que no presencial. Além dos fatores estruturais, há na sociedade uma desvalorização deste meio de ensino.
    Sob esse viés social, é expressivamente disseminado no mercado de trabalho um preconceito com aqueles formados através do EAD. Pois tudo que se diferencia do ensino tradicional provoca certa resistência no início. Por consequência, alunos advindos do ensino à distância encontram mais dificuldade de ingressar no mercado de trabalho.
    Assim sendo, ao corrigir os obstáculos citados acima, a aprendizagem mediada por tecnologias possibilitará grandes avanços sociais no Brasil. Como, por exemplo, a redução da desigualdade social e democratização do conhecimento.

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