O primeiro modelo Volkswagen me chegara às mãos dois anos antes e, se olhava através da janela, via, lá fora, milhares de réplicas suas, indo e vindo ao longo das ruas da cidade. O sonho havia sido convertido em realidade. Em 1958, a produção de veículos no país fora de 61 109 unidades e, em 1959, tinha sido dobrada, incluindo-se entre os tipos construídos, caminhões, jipes, utilitários, ônibus e carros de passeio.
(Juscelino Kubitschek. Por que construí Brasília, 2000.)
A fala de JK ilustra
a) o exclusivismo automobilístico da política econômica nacional.
b) a intensificação da precarização do trabalho urbano no Brasil.
c) a nacionalização das empresas do setor de produção de automóveis.
d) a associação do capital estrangeiro ao desenvolvimento industrial brasileiro.
e) a transferência de tecnologia industrial europeia para o Brasil.
a) o exclusivismo automobilístico da política econômica nacional.
b) a intensificação da precarização do trabalho urbano no Brasil.
c) a nacionalização das empresas do setor de produção de automóveis.
d) a associação do capital estrangeiro ao desenvolvimento industrial brasileiro.
e) a transferência de tecnologia industrial europeia para o Brasil.
O desenvolvimentismo que caracterizou o governo JK
foi favorecido pela contribuição do capital estrangeiro,
sob a forma de investimentos que transformaram o
capital nacional em associado (há quem diga “subordinado”) aos investimentos externos.
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