(CEFET-AL) - UESTÃO

O Governo João Goulart (1961/1964) foi marcado pela interrupção e conseguinte instalação da ditadura militar no país. O governo Goulart, na prática, ficou caracterizado em função das suas ações políticas, como um governo:
 Autoritário, com uma linha ideológica próxima ao socialismo chinês.
 Democrático, sendo apoiado durante todo seu curto período pelos partidos de esquerda, inclusive o partido comunista.
 Conturbado, em que foi implantado o parlamentarismo, fato este, que não foi suficiente para amenizar as crises políticas do período.
 Democrático, sendo apoiado incondicionalmente pelas forças armadas.
 Autor das reformas de base, sendo estas apoiadas por setores da chamada classe média, dos trabalhadores e do empresariado mais progressista. Obteve, assim, êxito na proposta de modernizar o país.


O governo Goulart ficou caracterizado como conturbado, em que foi implantado o parlamentarismo, fato este, que não foi suficiente para amenizar as crises políticas do período.

João Goulart era vice de Jânio Quadros, que acabou renunciando o cargo. Na época, a oposição fazia empenho em desacreditar João Goulart, afirmando que ele possuía simpatia pelo estilo comunista de governar. Agravou a isto o fato de que na época da renúnia de Jânio, João Goulart estava em viagem à China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA