(ESA/CFS 2012-13) - QUESTÕES

Com base no poema a seguir responda as questões a seguir.

POEMA TRANSITÓRIO  

Eu que nasci na Era da Fumaça: - trenzinho 
vagaroso com vagarosas 
paradas
em cada estaçãozinha pobre
para comprar
pastéis
pés de moleque
sonhos
- principalmente sonhos!
porque as moças da cidade vinham olhar o trem passar:
elas suspirando maravilhosas viagens
e a gente com um desejo súbito de ali ficar morando
sempre... nisto,
o apito da locomotiva
e o trem se afastando
e o trem arquejando
é preciso partir
é preciso chegar
é preciso partir é preciso chegar... Ah, como essa vida é urgente!
... no entanto
eu gostava era mesmo de partir...
e – até hoje – quando embarco
para alguma parte
acomodo-me no meu lugar
fecho os olhos e sonho:
viajar, viajar
mas para parte nenhuma...
viajar indefinidamente...
como uma nave espacial perdida entre as estrelas.

(QUINTANA, Mário. Baú de Espantos. in: MARÇAL, Iguami Antônio T. Antologia Escolar, Vol.1; BIBLIEX; p. 169.)

01. QUESTÃO

Em função do que é dito nos versos do poema (Texto de Interpretação), observa-se que o “eu lírico”: 

A) viaja, não só fisicamente, mas também por meio de seus pensamentos. 
B) é um homem agitado, que leva uma vida de passageiro com luxo e mordomias. 
C) deseja ser mau e mórbido, por isso faz suas viagens pelas estrelas. 
D) tem fome e pouco dinheiro, logo não gasta com comidas que não alimentam. 
E) é uma voz que clama por tranquilidade e brada contra a poluição do ar. 

02. QUESTÃO

Levando em conta o contexto do poema (Texto de Interpretação), em qual das alternativas há um sentido semelhante ao de “acomodo-me no meu lugar” ? 

A) Ajeito-me no meu canto. 
B) Entendo-me com minhas ideias. 
C) Adapto-me ao meio em que vivo. 
D) Limito-me a ficar pensativo. 
E) Satisfaço-me com o lugar que me dão.

03. QUESTÃO

A expressão “viajar indefinidamente”, no Texto de Interpretação, só NÃO significa 

A) viajar sem se preocupar com o tempo de chegar. 
B) aventurar-se pelo mundo sem ter um objetivo definido. 
C) passear de modo errante, a esmo. 
D) sair por aí sem definir o nome das pessoas conhecidas. 
E ) não ter a preocupação de saber o lugar para onde se vai.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
RESPOSTAS COMENTADAS

01. QUESTÃO
Justificativa da solução da questão (A). 
A afirmativa não só expressa que ele viaja por meio do trem, mas, encontramos nas expressões “acomodo-me no meu lugar, fecho os olhos e sonho: viajar, viajar mas para parte nenhuma...viajar indefinidamente...” a confirmação de que as viagens do eu lírico também podem ser em sonho. 
Justificativas das alternativas que não respondem à questão. 
B) A afirmativa não é verdadeira pelo fato de o homem não se colocar como ser agitado, nem citar que havia luxo ou mordomias nas viagens. C) A afirmativa não é verdadeira, pois não há nenhuma citação quanto a ser mau, ou mórbido e também não há nenhuma alusão incidente quanto a essas características. D) A afirmativa não é verdadeira, pois em nenhum momento há a denotação ou conotação da questão financeira do narrador. E) A afirmativa não é verdadeira, pois o eu lírico não toca no assunto “poluição do ar”.  

02. QUESTÃO
Justificativa da solução da questão (A). 
A expressão “acomodar-se” possui como paralelo a expressão “ajeitar-se”, o mesmo acontecendo com “lugar” e “canto”.
Justificativas das alternativas que não respondem à questão. 
B) A afirmativa não é verdadeira pelo fato de a expressão “lugar” não ser sinônima de “idéias”. C) A afirmativa não é verdadeira, pois não há analogia entre “adaptar-se” e “acomodar-se”. D) A afirmativa não é verdadeira, já que não são sinônimos “acomodo-me” e “limito-me”. E) A afirmativa não é verdadeira, pois “satisfazer-se” não coaduna com “acomodar-se”. 

03. QUESTÃO
Justificativa da solução da questão (D). 
A afirmativa é verdadeira, pois “sair por aí sem definir os nomes das pessoas conhecidas” não é sinônimo de “viajar indefinidamente”. 
Justificativas das alternativas que não respondem à questão. 
A) A expressão “viajar indefinidamente” pode se coadunar com “vagar sem se preocupar com o tempo de chegar”. B) Há relação de sinonímia entre a expressão “viajar indefinidamente” e “aventurar-se pelo mundo sem ter um objetivo definido”. C) As expressões “passear de modo errante, a esmo” e “viajar indefinidamente” são sinônimas. E) A expressão “não ter a preocupação de saber o lugar para onde se vai” está em consonância com “viajar indefinidamente”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário