(CESPE) - QUESTÃO

Este domínio morfoclimático apresenta a seguinte combinação de fatos fisiográficos: destaca-se pela ação da erosão e do intemperismo sobre a estrutura cristalina; apresenta drenagem originalmente perene até para o menor dos ramos das redes hidrográficas dendríticas regionais e formação florestal fechada e heterogênea, com grande número de espécies endêmicas que recobria, originalmente, cerca de 85% desse domínio.
A. Ab’Saber. Os domínios de natureza do Brasil. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003 (com adaptações).

A descrição do texto anterior refere-se ao domínio morfoclimático dos(as)
a) cerrados.
b) pradarias.
c) caatingas.
d) araucári
e) mares de morros.



A descrição do texto anterior refere-se ao domínio morfoclimático dos mares de morros.

Conforme a classificação elaborada por Aziz Ab'Saber, os Mares de Morro configuram um tipo de domínio morfoclimático do Brasil. Esse domínio estende-se por toda a faixa litorânea oriental do país, desde a região Nordeste até o estado de Santa Catarina, e é basicamente constituído pela Mata Atlântica e por algumas outras formações vegetais.
O nome “Mares de Morro” foi assim atribuído em função das feições externas e aparentes de suas formas de relevo, que apresentam morros arredondados ou mamelonares, com destaque especial para a Serra do Mar. Essas feições devem-se ao fato de esse ser um revelo muito antigo que é resultante da formação de dobramentos da Era Pré-Cambriana e que, portanto, foi muito desgastado pelos agentes exógenos ou externos, contribuindo, assim, para a formação de vertentes com topo arredondado.

(https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/dominio-dos-mares-morro.htm. Acesso em 15/11/2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA