(FUNDATEC) - QUESTÃO

A organização política no Brasil, na década de 1930, caracterizava-se por convicções e princípios intelectuais. Entre essa organização, existiu o movimento que se definia como uma doutrina nacionalista, desvalorizando a economia, combatendo o capitalismo financeiro e objetivando uma consciência do valor espiritual, do qual o lema era “Deus, Pátria e Família”.
A qual movimento se refere o contexto apresentado?
a) Integralismo.
b) Tenentismo.
c) Joanino.
d) Coronelismo.
e) Coluna Prestes.



A Ação Integralista Brasileira (AIB) foi uma organização política criada em 1932 por Plínio Salgado e foi o primeiro partido de massas do Brasil.

Inicialmente, eles apoiaram o governo Vargas. Contudo, com o estabelecimento do Estado Novo (1937), promoveram o Levante Integralista, ocorrido em 11 de maio de 1938, para derrubar o governo.

Tendo Plínio Salgado como seu mais expressivo líder, os integrantes da AIB repudiavam as liberdades oferecidas pela democracia liberal. A seu ver, esse tipo de regime abria caminho para dissidências que fugiam do pronto atendimento das questões nacionais. Preferiam a instalação de um governo centrado na liderança de grande líder capaz de conter as oposições e provocar a mobilização social necessária ao progresso da nação.

Entre outros pontos, os integralistas faziam séria oposição aos movimentos políticos de esquerda e condenavam o capitalismo financeiro. Desde a sua inauguração, o movimento integralista congregou o apoio de jovens, integrantes das classes médias urbanas e uma parcela menor dos militares. Tomados de uma rígida organização hierárquica, os integralistas se preocupavam em desenvolver uma gama de rituais e símbolos que representariam o movimento.

(https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/acao-integralista-brasileira.htm. Acesso em 04/11/2023)

2 comentários:

SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA