A administração de medicamentos é uma das atividades que o Técnico de Enfermagem realiza com muita frequência. Dentre as vias de administração enteral de medicamentos, está a via
a) intranasal.
b) retal.
c) otológica.
d) intratecal.
e) transmucosa.
A literatura divide as vias em três grandes grupos:
VIA ENTERAL: produz ação sistêmica; a palavra enteral significa intestino e essa via de administração se relaciona às vias que fazem parte do sistema digestivo, tais como via oral, sublingual, gástrica e retal.
VIA PARENTERAL: ação sistêmica; se relaciona às vias de administração que não são enterais, tais como intradérmica, subcutânea, intravenosa e intramuscular.
VIA TÓPICA: produz uma ação local e por isso é administrada em partes específicas como via cutânea, via auricular, nasal, vaginal ou ocular.
Vamos a questão.
A administração de medicamentos é uma das atividades que o Técnico de Enfermagem realiza com muita frequência. Dentre as vias de administração enteral de medicamentos, está a via
Letra A) intranasal. (ERRADA. A Via nasal é classificada como uma via tópica.)
Letra B) retal. (CORRETA. Está é a nossa resposta. A via retal é classificada uma via enteral.)
Letra C) otológica. (ERRADA. A via otológica ou auricular é classificada como uma via tópica.)
Letra D) intratecal. (ERRADA. A via intratecal é aquela utilizada para administrar medicamentos no líquido céfalo-raquidiano (líquor). É considerada uma via parenteral.)
Letra E) transmucosa. (ERRADA. A via transmucosa é aquela que considera a absorção dos medicamentos através de uma mucosa. De forma geral, considera-se uma via local como a ação na mucosa nasal, vaginal ou ocular. Porém, pode-se entender que existem mucosas também na classificação enteral como a sublingual. Devido a falta de clareza na alternativa, considera-se errada, pois pode ser classificada tanto tópica quanto enteral.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário