Essa vegetação predomina na região central do Brasil e suas árvores têm, geralmente, tronco retorcido, casca grossa e folhas pequenas, e ficam espaçadas no terreno (campos limpos), indicando a falta de chuvas em determinado período do ano. Os solos apresentam pequena quantidade de nutrientes, impedindo o crescimento de grandes árvores. É comum que nos períodos mais secos ocorram queimadas naturais. Suas áreas têm sido muito devastadas nas últimas décadas, com a expansão das lavouras de soja.
A vegetação descrita acima é:
a) O Cerrado.
b) O Pantanal.
c) A Caatinga.
d) Os Campos.
e) A Mata dos Pinhais.
As características descritas na questão estão relacionadas ao Cerrado, letra a)
O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e do Brasil, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional. Embora a sua área contínua incida predominantemente na região central do Brasil, o Cerrado atinge os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade. O Cerrado é considerado como um hotspots mundiais de biodiversidade.
O Cerrado é reconhecido como a savana com maior biodiversidade do mundo. A vegetação é bastante diversificada, variando de formas campestres, como os campos limpos, a formações florestais densas, como os cerradões.
As árvores de tronco retorcido, mencionadas pelo texto da questão, e arbustos caracterizam esse bioma, que realmente apresenta árvores espaçadas e não muito altas.
MEL !
ResponderExcluir