Guerra do Contestado (1912 - 1916) - Resumo com exercícios

A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira, disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.

Guerra do Contestado 1912 – 1916-Santa Catarina
Originada nos problemas sociais, decorrentes principalmente da falta de regularização da posse de terras e da insatisfação da população hipossuficiente, numa região em que a presença do poder público era pífia, o embate foi agravado ainda pelo fanatismo religioso, expresso pelo messianismo e pela crença, por parte dos caboclos revoltados, de que se tratava de uma guerra santa.

A região fronteiriça entre os estados do Paraná e Santa Catarina recebeu o nome de Contestado devido ao fato de os agricultores terem contestado a doação que o governo brasileiro fez aos madeireiros e à Southern Brazil Lumber & Colonization Company. Como foi uma região de muitos conflitos, ficou conhecida como Contestado, por ser uma região de disputas de limites entre os dois estados brasileiros. 

👀 Causas da Guerra

A estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul estava sendo construída por uma empresa norte-americana, com apoio dos coronéis (grandes proprietários rurais com força política) da região e do governo. Para a construção da estrada de ferro, milhares de família de camponeses perderam suas terras. Este fato, gerou muito desemprego entre os camponeses da região, que ficaram sem terras para trabalhar.

Outro motivo da revolta foi a compra de uma grande área da região por um grupo de pessoas ligadas à empresa construtora da estrada de ferro. Esta propriedade foi adquirida para o estabelecimento de uma grande empresa madeireira, voltada para a exportação. Com isso, muitas famílias foram expulsas de suas terras.

O clima ficou mais tenso quando a estrada de ferro ficou pronta. Muitos trabalhadores que atuaram em sua construção tinham sido trazidos de diversas partes do Brasil e ficaram desempregados com o fim da obra. Eles permaneceram na região sem qualquer apoio por parte da empresa norte-americana ou do governo.

💥 Participação do monge José Maria

Nesta época, as regiões mais pobres do Brasil eram terreno fértil para o aparecimento de lideranças religiosas de caráter messiânico. Na área do Contestado não foi diferente, pois, diante da crise e insatisfação popular, ganhou força a figura do beato José Maria. Este pregava a criação de um mundo novo, regido pelas leis de Deus, onde todos viveriam em paz, com prosperidade justiça e terras para trabalhar. José Maria conseguiu reunir milhares de seguidores, principalmente de camponeses sem terras.

💣 Os conflitos

Os coronéis da região e os governos (federal e estadual) começaram a ficar preocupados com a liderança de José Maria e sua capacidade de atrair os camponeses. O governo passou a acusar o beato de ser um inimigo da República, que tinha como objetivo desestruturar o governo e a ordem da região. Com isso, policiais e soldados do exército foram enviados para o local, com o objetivo de desarticular o movimento.

Os soldados e policiais começaram a perseguir o beato e seus seguidores. Armados de espingardas de caça, facões e enxadas, os camponeses resistiram e enfrentaram as forças oficiais que estavam bem armadas. Nestes conflitos armados, entre 5 mil e 8 mil rebeldes, na maioria camponeses, morreram. As baixas do lado das tropas oficiais foram bem menores.

💀 O fim da Guerra 

A guerra terminou somente em 1916, quando as tropas oficiais conseguiram prender Adeodato, que era um dos chefes do último reduto de rebeldes da revolta. Ele foi condenado a trinta anos de prisão.

👍 Conclusão

A Guerra do Contestado mostra a forma com que os políticos e os governos tratavam as questões sociais no início da República. Os interesses financeiros de grandes empresas e proprietários rurais ficavam sempre acima das necessidades da população mais pobre. Não havia espaço para a tentativa de solucionar os conflitos com negociação. Quando havia organização daqueles que eram injustiçados, as forças oficiais, com apoio dos coronéis, combatiam os movimentos com repressão e força militar.



EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM

01. (ESA) No governo de Venceslau Brás ocorreu a:  

a) Revolta do Forte de Copacabana 
b) Conferência de Paris  
c) Conferência de Haia   
d) Fim da Questão do Contestado 
e) Revolta da vacina

02. (IFSC) Sobre a Guerra do Contestado, é CORRETO afirmar:

a) A Guerra do Contestado teve certos aspectos em comum com a Revolução Farroupilha, que ocorrera na Bahia alguns anos antes.
b) A principal motivação para o conflito estava, sobretudo, centrada em problemas sociais, decorrentes, principalmente, da falta de regularização da posse de terras e da insatisfação da população em uma área onde não havia presença do poder público.
c) O conflito no oeste catarinense ocorreu entre 1912 e 1916, no mesmo momento em que acontecia a II Guerra Mundial.
d) A Guerra do Contestado demonstrou que, para o governo, os anseios da população mais pobre ficavam acima dos interesses das grandes empresas e proprietários rurais.
e) Na Guerra do Contestado, o grande líder dos sertanejos foi Virgulino Ferreira, vulgarmente conhecido como Lampião.

03. No início do século XX, uma série de empreendimentos capitalistas chegou à região do meio-oeste de Santa Catarina – ferrovias, serrarias e projetos de colonização. Os impactos sociais gerados por esse processo estão na origem da chamada Guerra do Contestado. Entre tais impactos, encontrava-se

a) a absorção dos trabalhadores rurais como trabalhadores da serraria, resultando em um processo de êxodo rural.
b) o desemprego gerado pela introdução das novas máquinas, que diminuíam a necessidade de mão-de-obra.
c) a desorganização da economia tradicional, que sustentava os posseiros e os trabalhadores rurais da região.
d) a diminuição do poder dos grandes coronéis da região, que passavam disputar o poder político com os novos agentes.
e) o crescimento dos conflitos entre os operários empregados nesses empreendimentos e os seus proprietários, ligados ao capital internacional.

04. Foram importantes movimentos populares no campo contra a concentração fundiária, a miséria e os desmandos das oligarquias e caracterizados como messiânicos devido a liderança de beatos. O texto refere-se à(ao): 

a) Revolta de Juazeiro e Cangaço; 
b) Cangaço e Revolta da Chibata; 
c) Guerra de Canudos e Guerra do Contestado; 
d) Guerra do Contestado e Revolta de Juazeiro; 
e) Balaiada e Cabanagem.

05. (Ufrs) Sobre o movimento do Contestado (1912-1916), são feitas as seguintes afirmativas: 

I - ocorreu numa região de disputa territorial entre os Estados de Santa Catarina e Paraná. 
II - apresentou conteúdo religioso aliado a reivindicações sociais. 
III - um de seus principais líderes foi Antônio Conselheiro. 

Quais estão corretas? 

a) Apenas I 
b) Apenas II 
c) Apenas III 
d) Apenas I e II 
e) I, II e III 






//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Gabarito:
01 - D | 02 - E | 03 - C | 04 - C | 05 - D
__________________________________________________________
Fontes de pesquisas:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Contestado (acessado em 10/10/2017 às 14:22h)
https://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/guerra_contestado.htm (acessado em 10/10/2017 às 16:00h)



2 comentários:

  1. Na questão 2, a II Guerra Mundial não foi de 1939 a 1945 ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse gabarito tá errado, o gabarito é letra b) A principal motivação para o conflito estava, sobretudo, centrada em problemas sociais, decorrentes, principalmente, da falta de regularização da posse de terras e da insatisfação da população em uma área onde não havia presença do poder público.

      Excluir