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10 de fevereiro de 2025

(CA ESA 2024 AOS CFGS 2025 – 26) - QUESTÃO

Soneto de Fidelidade

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

DE MORAES, V. Soneto de Fidelidade., 1939. Disponível em: https://www.culturagenial.com/poema-soneto-de-fidelidade-de-vinicius-de-moraes/. Acesso em: 11 abr. 2024.

A partir do Soneto de Fidelidade (Texto VIII) e das declarações destacadas na enumeração a seguir, assinale a alternativa que melhor justifica a sua versificação:
I- É um poema escrito em redondilha maior, com versos de sete sílabas, chamados de heptassílabos.
II- É um poema com versos decassílabos ou alexandrinos, agrupados em duas quadras e em dois tercetos.
III- Os versos são compostos por três rimas, “ento”, “ure” e “ama”.
IV- Os versos possuem tercetos não tradicionais aos que se estudam em sonetos italianos.

Ⓐ Apenas a I está correta.
Ⓑ As opções I, II e III estão erradas.
Ⓒ As opções II e IV estão corretas.
Ⓓ As opções II, III e IV estão corretas.
Ⓔ Todas as declarações estão erradas.

Vamos analisar:

  1. Forma → É um soneto clássico, ou seja, 14 versos, organizados em 2 quartetos e 2 tercetos.

  2. Métrica → Os versos são decassílabos (não redondilha maior).

  3. Rimas → Não há apenas três rimas. Veja:

    • atento / tanto / encanto / pensamento (rima em -ento)

    • momento / canto / pranto / contentamento (rima em -ento)

    • procure / vive (não rimam)

    • ama / chama (rima em -ama)

    • tive / dure (rima em -ive / -ure), ou seja, o esquema não se resume a três rimas bem definidas, há variação.

Revisando as alternativas:

I. Fala em redondilha maior (heptassílabos)  Falso.
II. Diz que são decassílabos ou alexandrinos, em duas quadras e dois tercetos. Parece verdadeiro, mas atenção: os versos não são alexandrinos (12 sílabas). O enunciado usa “ou” de forma imprecisa → isso invalida. 
III. Diz que só há três rimas (“ento”, “ure” e “ama”). Já vimos que não é bem assim. 
IV. Afirma que os tercetos são não tradicionais. Na verdade, o soneto segue a tradição, apenas com liberdade poética nas rimas. 

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