A vinda da família real ao Brasil, em 1808, trouxe grandes transformações à então colônia. Da mesma forma, no fim desse mesmo século, em 1889, a queda da Monarquia e a proclamação da República, transformaram o Brasil de então. Sobre essas mudanças, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
(___) A vinda da família e a corte real em 1808 necessitou melhorias na colônia Brasil para melhor recebê-los. Com isso, foram construídos diversos edifícios públicos, ruas e estradas foram abertas; fundou-se o Banco do Brasil e também se criou o Jardim Botânico, a Academia Real da Marinha, a Imprensa Régia e a Biblioteca Real.
(___) A presença da corte real no Brasil incentivou o desenvolvimento de várias cidades costeiras, estimulou o comércio e promoveu a abertura dos portos às nações amigas.
(___) Uma vez que a corte real se instalou no Brasil, sua influência direta na colônia acabou atrasando em vários anos o seu processo de independência.
(___) A proclamação da República trouxe uma nova forma de governo, com a separação entre Estado e Igreja e a adoção do Federalismo, ou seja, as antigas províncias se tornaram Estados, com mais autonomia.
(___) A queda da monarquia se deu por ação das classes agrárias dominantes insatisfeitas no País, sem qualquer intervenção das forças armadas e comerciantes urbanos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Ⓐ F - F - V - V - V
Ⓑ F - V - F - V - F
Ⓒ V - V - F - V - V
Ⓓ V - V - F - V - F
Ⓔ F - F - V - V - F
1.) ( ) A vinda da família e a corte real em 1808 necessitou melhorias na colônia Brasil para melhor recebê-los. Com isso, foram construídos diversos edifícios públicos, ruas e estradas foram abertas; fundou-se o Banco do Brasil e também se criou o Jardim Botânico, a Academia Real da Marinha, a Imprensa Régia e a Biblioteca Real.
Verdadeiro – A vinda da corte em 1808 provocou uma série de mudanças estruturais e administrativas. As instituições citadas realmente foram fundadas nesse contexto.
2) ( ) A presença da corte real no Brasil incentivou o desenvolvimento de várias cidades costeiras, estimulou o comércio e promoveu a abertura dos portos às nações amigas.
Verdadeiro – Um dos primeiros atos de Dom João VI foi a abertura dos portos às nações amigas, em 1808, o que impulsionou o comércio. O desenvolvimento costeiro também foi estimulado.
3) ( ) Uma vez que a corte real se instalou no Brasil, sua influência direta na colônia acabou atrasando em vários anos o seu processo de independência.
Falso – A vinda da corte, pelo contrário, criou condições que facilitaram a independência. O Brasil deixou de ser uma colônia subordinada diretamente a Portugal, passou a ter autonomia administrativa e institucional, o que contribuiu para o processo emancipatório.
4) ( ) A proclamação da República trouxe uma nova forma de governo, com a separação entre Estado e Igreja e a adoção do Federalismo, ou seja, as antigas províncias se tornaram Estados, com mais autonomia.
Verdadeiro – A República rompeu com o regime monárquico centralizado. Foi adotado o federalismo, e os Estados ganharam mais autonomia. Também foi estabelecida a separação entre Igreja e Estado.
5) ( ) A queda da monarquia se deu por ação das classes agrárias dominantes insatisfeitas no País, sem qualquer intervenção das forças armadas e comerciantes urbanos.
Falso – A queda da monarquia teve forte participação das forças armadas (especialmente o Exército), além de apoio de setores urbanos, como republicanos, jornalistas, maçons e comerciantes. As classes agrárias estavam divididas, e muitas eram monarquistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário