Com a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder, o choque de interesses entre Portugal e França resultou na fuga da Família Real portuguesa para o Brasil. No plano econômico, como uma consequência imediata da transferência da Família Real para o Brasil, podemos afirmar CORRETAMENTE:
a) D. João VI estimulou a forte entrada de trabalhadores europeus no Brasil, o que resultou na formação de diversas colônias de imigrantes no sul do país.
b) A França passou a financiar os opositores políticos da Coroa portuguesa, o que resultou na separação do Brasil e Portugal, em 1822.
c) D. João VI extinguiu o monopólio comercial entre Brasil e Portugal, permitindo assim que o Brasil passasse a comercializar com outras nações.
d) D. João VI pôs em execução um ambicioso plano que levaria à industrialização do Brasil.
e) A Coroa recuou frente às forças francesas e assinou tratados de livre comércio com a França, que beneficiaram o Brasil.
A abertura dos portos às nações amigas foi uma das primeiras medidas tomadas por Dom João VI, logo após a família real portuguesa desembarcar no Brasil, em 1808. Desde o início da colonização, em 1500, havia o Pacto Colonial, ou seja, o Brasil só podia comercializar com Portugal.
A abertura dos portos rompeu esse exclusivismo português sobre o comércio brasileiro, promovendo a entrada de outros produtos em nosso mercado, como os produtos industrializados fabricados na Inglaterra. Essa ação teve consequência direta no processo de independência do Brasil.
https://brasilescola.uol.com.br/historiab/abertura-dos-portos.htm ACESSO EM 08/01/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário