A cobertura florestal do Estados do Amazonas está dividida em dois subtipos: matas de planície de inundação (terminologia regional - mata de várzea e mata de igapó) e matas de terra firme.
Sobre os subtipos da cobertura florestal amazonense, analise as afirmativas a seguir.
I. A mata de várzea ocorre ao longo dos rios e das planícies inundáveis e apresenta menor diversidade florística porque poucas espécies dispõem de mecanismos que tolerem o ritmo sazonal das inundações.
II. A mata de terra firme é o ecossistema que apresenta grande complexidade na composição, distribuição e densidade de espécies, caracterizando-se pela heterogeneidade florística.
III. A mata de igapó apresenta grande diversidade fisionômica porque os indivíduos da mesma espécie sofreram diferentes processos de adaptação às variações do nível dos rios.
Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
I. A mata de várzea ocorre ao longo dos rios e das planícies inundáveis e apresenta menor diversidade florística porque poucas espécies dispõem de mecanismos que tolerem o ritmo sazonal das inundações. (CORRETO)
II. A mata de terra firme é o ecossistema que apresenta grande complexidade na composição, distribuição e densidade de espécies, caracterizando-se pela heterogeneidade florística. (CORRETO)
III. A mata de igapó apresenta grande diversidade fisionômica porque os indivíduos da mesma espécie sofreram diferentes processos de adaptação às variações do nível dos rios. (INCORRETO)
A mata de igapó está localizada em áreas mais baixas, sofre inundação permanente, por esse motivo encontra-se sempre alagada. Para sobreviver a essa condição, as plantas apresentam estratégias e adaptações diferenciadas. Portanto, a mata de igapó apresenta pequena diversidade fisionômica, devido o número reduzido de espécies adaptadas as condições de inundação periódica da bacia Amazônica.
MEL! #ESA2024
ResponderExcluir