(AOCP) - QUESTÃO

Durante o período colonial do Brasil, Estado e Igreja caminharam juntos. A fim de organizar e governar melhor o vasto território brasileiro, foi enviado Tomé de Sousa como Governador Geral e, junto dele, a Igreja enviou Manuel da Nóbrega. A qual ordem da Igreja Manuel da Nóbrega e os sacerdotes que o acompanhavam pertenciam e qual era o objetivo principal e inicial desse grupo de padres?
a) Pertenciam à ordem franciscana e um dos principais objetivos era ensinar a doutrina católica aos nativos e africanos escravizados.
b) Nóbrega pertencia à ordem dominicana e o principal objetivo dele e dos demais sacerdotes era catequizar apenas os africanos escravizados.
c) Manuel da Nóbrega fazia parte da ordem jesuítica, que chegou ao Brasil com a missão de obrigar os nativos a realizarem trabalhos de forma mais compulsória.
d) Pertenciam à ordem franciscana e vieram com a missão de erguer novos templos pelo território brasileiro.
e) Tratava-se de jesuítas e tinham como principal objetivo catequizar a população nativa e expandir o catolicismo.



A Companhia de Jesus é uma ordem religiosa católica fundada por Santo Inácio de Loyola em 1540 que se dedicou à educação e a missões de conversão entre os povos indígenas, adaptando-se às suas culturas e línguas. No entanto, conflitos com autoridades coloniais, interesses econômicos e influências políticas levaram à expulsão dos jesuítas do Brasil em 1759. Isso teve consequências significativas, incluindo o declínio da educação, a interrupção das atividades missionárias, a secularização de suas propriedades e uma mudança na paisagem religiosa e cultural do Brasil Colonial.

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/companhia-de-jesus.htm <Acesso em 03/01/2023>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA