➥ Pesquise o ASSUNTO aqui

Sobre os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos da ESA

Os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) são realizados em aproximadamente 24 (vinte e quatro) meses. O primeiro ano do CFGS é desenvolvido em uma das 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs), espalhadas pelo território nacional. O segundo ano de formação será realizado na Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsLog) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) de acordo com a especialidade escolhida.

(FGV) - QUESTÃO

 Leia o texto a seguir:
“Acordo de limites firmado entre Portugal e Espanha que visava reconhecer oficialmente as fronteiras marítimas e terrestres, definindo os limites do poderio de cada coroa sobre as colônias na América. Nesse contexto, destacou-se a figura de Alexandre de Gusmão, secretário do Conselho Ultramarino, brasileiro que intermediou o tratado e conferiu a este o princípio do uti possidetis, isto é, a ideia de que a terra deveria pertencer a quem de fato a ocupasse.”
(Adaptado de http://historialuso.an.gov.br/)

Assinale a opção que indica corretamente a que acordo diplomático o texto se refere.
a) Tratado de Tordesilhas (1494).
b) Tratado de paz e Amizade (1648).
c) Tratado de Madri (1750).
d) Tratado de Paris (1763).
e) Tratado de Badajoz (1801).



O Tratado de Madri (1750) foi um acordo realizado entre Portugal e Espanha para resolver disputas de terras travadas pelos colonos das duas nações na América. Esse acordo permitiu que o território sob o controle de Portugal se expandisse consideravelmente e consolidou boa parte das atuais fronteiras do Brasil."

Resumindo temos:
- O Tratado de Madri foi um acordo diplomático assinado por Espanha e Portugal em 1750.
- Esse acordo foi resultado das disputas territoriais travadas pelos colonos das duas nações.
- Foi estabelecido o princípio do uti possidetis, que determinou que alguns territórios pertenceriam a quem os ocupava.
- Portugal expandiu substancialmente o território de sua colônia na América.
- Uma consequência desse tratado foram as Guerras Guaraníticas.

(https://brasilescola.uol.com.br/historiab/tratado-madri.htm. Acesso em 02/11/2023)

4 comentários:

  1. (VPNE/CFGS - ESA) - Em 1750, Portugal e Espanha assinaram um novo tratado em relação à distribuição das terras do “novo mundo”. Com base no princípio de Uti Possidetis, diversos espaços amazônicos, incluindo onde se encontra atualmente o estado de Rondônia, passaram ao domínio português. Esse fato é denominado de Tratado de:
    a) Petrópolis.
    b) Madrid.
    c) Santo Ildefonso.
    d) Ultrecht.
    e) Sacramento.

    ResponderExcluir
  2. (VPNE/CFGS - ESA) - Em 1750, baseando-se no princípio do Uti Possidetis – direito de posse, espanhóis e portugueses assinaram importante Tratado que estabelecia as fronteiras entre essas duas nações ibéricas na América do Sul. Apesar da sua posterior anulação em 1761, em virtude de desentendimentos entre aquelas coroas, em especial, suas delimitações contribuíram para demarcação do território catarinense.
    Esse Tratado foi denominado:
    a) Utrecht.
    b) Madrid.
    c) El Pardo.
    d) Badajós.
    e) Santo Ildefonso.

    ResponderExcluir

SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA