(ESA/CFS 2021-22) - QUESTÃO

Sobre a arte barroca brasileira, pode se afirmar que: 

a) Usa linguagem rebuscada sem figuras de linguagem. 
b) Há elementos do conceptismo, marcado pela relação da argumentação 
c) Há uma presença de estilo tropical com elogios a diversidade social 
d) Traz a ideia de que tudo pode ser estável 
e) Usa uma linguagem simples e objetiva, sem exageros.


O conceptismo é um instrumento de construção da poesia barroca, marcado pela elaboração de argumentação elaborada e sofisticada, como é próprio desse período literário.

Comentário da banca: o conceptismo é uma característica que predomina na arte barroca, o escritor conceptista desenvolve argumentação com comparações ousadas, exemplos, metáforas, valorizando o conteúdo. 

14 comentários:

  1. À margem de uma fonte, que corria,
    Lira doce dos pássaros cantores
    A bela ocasião das minhas dores
    Dormindo estava ao despertar do dia.

    Mas como dorme Sílvia, não vestia
    O céu seus horizontes de mil cores;
    Dominava o silêncio entre as flores,
    Calava o mar, e rio não se ouvia.

    Não dão o parabém à nova Aurora
    Flores canoras, pássaros fragrantes,
    Nem seu âmbar respira a rica Flora.

    Porém abrindo Sílvia os dois diamantes,
    Tudo a Sílvia festeja, tudo adora
    Aves cheirosas, flores ressonantes.

    (Poemas escolhidos, 2010.)

    Mais recorrente na poesia arcádica, verifica-se neste
    soneto barroco o recurso, sobretudo, ao seguinte lema
    latino:
    a) “locus horrendus” (“lugar horrível”).
    b) “locus amoenus” (“lugar aprazível”).
    c) “memento mori” (“lembra-te da morte”).
    d) “inutilia truncat” (“corta o inútil”).
    e) “carpe diem” (“aproveite o dia”).

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    1. Resolução: B

      O lema latino locus amoenus evidencia-se na recorrência de imagens bucólicas ao longo de todo o soneto. O campo representa um lugar ideal, cenário propício ao idílio amoroso.

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  2. (FAMEMA) - QUESTÃO

    A veia lírico-amorosa do poeta barroco Gregório de Matos (1636-1696) está bem exemplificada em:

    a) “Que és terra, homem, e em terra hás de tornar-te,
    Te lembra hoje Deus por sua Igreja;
    De pó te faz espelho, em que se veja
    A vil matéria, de que quis formar-te.”

    b) “Aquele não sei quê, que, Inês, te assiste
    No gentil corpo, e na graciosa face,
    Não sei donde te nasce, ou não te nasce,
    Não sei onde consiste, ou não consiste.”

    c) “A cada canto um grande conselheiro,
    Que nos quer governar cabana e vinha;
    Não sabem governar sua cozinha,
    E podem governar o mundo inteiro.”

    d) “Senhor Antão de Sousa de Meneses,
    Quem sobe a alto lugar, que não merece,
    Homem sobe, asno vai, burro parece,
    Que o subir é desgraça muitas vezes.”

    e) “Ofendi-vos, meu Deus, é bem verdade,
    É verdade, Senhor, que hei delinquido,
    Delinquido vos tenho, e ofendido,
    Ofendido vos tem minha maldade.”

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    1. Resolução: B

      A vertente lírico-amorosa de Gregório de Matos Guerra é perceptível na presença da musa Inês e nos encantos dessa mulher: “gentil corpo”, “graciosa face”. Nota-se nessas imagens a influência camoniana. Em a e e, há versos da poesia sacra ou religiosa. Em c
      e d, há versos satíricos.

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  3. O barroco no Brasil foi

    a) uma manifestação artística de caráter religioso limitada às regiões de mineração.
    b) uma expressão artística de origem européia reelaborada e adaptada às condições locais.
    c) um estilo original na pintura, mantendo a tradição manuelina nas edificações.
    d) uma criação artística popular predominante em todo o Brasil colônia e no império.
    e) uma produção artística, imposta pelo modelo absolutista português, na época da mineração.

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    1. Resolução: B

      O barroco europeu do século XVII repercutiu no Brasil no século XVIII, no contexto da prosperidade trazida pela mineração. Daí seus centros principais se encontrarem em Minas Gerais e Bahia (sede da Colônia até 1763). Entretanto, as manifestações da arte barroca brasileira refletiam o contexto cultural e social da Colônia, com um aspecto de certa forma menos elaborado quando comparado com seu congênere europeu.

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  4. (UNI FESP) - QUESTÃO

    É com base no mito da Arcádia que erguem suas doutrinas: destruindo a “hidra do mau gosto”, os árcades procuram realizar obra semelhante à dos clássicos antigos. Daí a imitação dos modelos greco-latinos ser a primeira característica a considerar na configuração da estética arcádica.
    (Massaud Moisés. A literatura portuguesa, 1992. Adaptado.)

    A “hidra do mau gosto” mencionada no texto refere-se ao estilo
    a) renascentista.
    b) pré-romântico.
    c) neoclássico.
    d) barroco.
    e) medieval.

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    1. Resolução: D
      A “hidra (= serpente fabulosa de sete cabeças que renasciam quando decepadas) do mau gosto” é a opinião sobre a estética barroca. O ponto de vista árcade ou neoclássico, valorizador do estilo simples, considera o rebuscamento da arte barroca antiestético.

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  5. (FUVEST) QUESTÃO
    Analise as seguintes afirmações relativas à arquitetura das igrejas sob a estética do Barroco:
    I. Unem-se, no edifício, diferentes artes, para assaltar de uma vez os sentidos, de modo que o público não possa escapar.
    II. O arquiteto procurava surpreender o observador,suscitando nele uma reação forte de maravilhamento.
    III. A arquitetura e a ornamentação dos templos deviam encenar, entre outras coisas, a preeminência da Igreja.

    A experiência que se expressa no poema de Drummond registra, em boa medida, as reações do eu lírico ao que se encontra registrado em
    a) I, apenas.
    b) II, apenas.
    c) II e III, apenas.
    d) I e III, apenas.
    e) I, II e III.

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    1. Resolução: E
      As proposições contidas na questão retratam o envolvimento e encantamento do visitante com o conjunto artístico presente nas construções sacras do chamado barroco mineiro. Há ainda uma referência ao predomínio da Igreja, no plano cultural e social, exercido sobre a população de Minas Gerais no século XVIII.

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  6. (FGV) - QUESTÃO
    Foi um movimento literário do século XVII, nascido da crise de valores renascentistas. Caracteriza-se na literatura pelo culto dos contrastes, a preocupação com o pormenor e a sobrecarga de figuras como a metáfora, as antíteses, hipérboles e alegorias. Essa linguagemconflituosa reflete a consciência dos estados contraditórios da condição humana. Trata-se do:
    a) Romantismo.
    b) Trovadorismo.
    c) Humanismo.
    d) Realismo.
    e) Barroco.

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    1. Resolução: E
      O estilo barroco caracteriza-se pelo rebuscamento, pelo culto do contraste. O gosto dos contrastes é marcado estilisticamente pelo emprego de antíteses, paradoxos e oxímoros, e exprime, entre outras coisas, o conflito da mentalidade antropocêntrica renascentista com o teocentrismo medieval.

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    2. Agradeço de coração pelos exercícios professor! Obrigado e forte abraço!

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  7. Excelentes questões, obrigado .

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