31 de janeiro de 2020

(ESA/CFS 2020-21) - QUESTÃO

Foram prescritas para um paciente 100 mg de um medicamento. Temos na farmácia o medicamento na concentração de 1 g. Se diluirmos o conteúdo do frasco em 5 ml de água destilada, em quantos ml dessa solução conseguiremos obter as 100 mg?

a) 5,0
b) 50,0
c) 500
d) 0,5
e) 0,05


Calcula-se da seguinte maneira: 1000 mg (que corresponde a 1 g, dado no enunciado da questão) estão diluídos em 5 ml, 100 mg está diluído em “X” ml; então: 
1000 --- 5 ml
100-----“X ml”

1000 x “X ml” = 5 x 100 ; aplicando a regra de três, temos que 1000 X=500, então: X = 500/1000 = 0,5

Assim, chegamos à resposta da questão, que é 0,5 ml. 

2 comentários:

  1. QUESTÕES PROPOSTAS SOBRE O ASSUNTO

    01. (CESP) O auxiliar e o técnico de enfermagem participam da organização do processo de trabalho, auxiliando o enfermeiro no controle de medicamentos, a fim de evitar perdas, extravios e desperdícios. Com relação a esse assunto, assinale a opção que apresenta procedimentos típicos dos sistemas de controle de medicamentos.
    a) sistema de troca diária e rol de consertos
    b) requisições diária e semanal e reposição automática
    c) mapas de fluxo de pacientes e de visitas
    d) levantamento diário e relatório mensal
    e) inspeção e encaminhamento para manutenção

    02. (CESP) Em uma unidade de saúde, foram prescritas 60 unidades internacionais (UI) de insulina NPH, a serem administradas por via subcutânea, a um paciente diabético. Ao preparar a medicação, no entanto, o profissional de enfermagem notou que não havia seringas próprias para UI, estando disponíveis apenas seringas de 3 mL. Nesse caso, para atender à prescrição, o profissional deve aspirar nessa seringa o volume de insulina NPH correspondente a

    a) 0,60 mL.
    b) 1,20 mL.
    c) 0,06 mL.
    d) 0,12 mL.
    e) 0,20 mL.

    03. (FCC) O rodízio nos pontos de aplicação é fator decisivo para o tratamento seguro e eficaz com insulina subcutânea, prevenindo as lipodistrofias e o descontrole glicêmico. Considerando as recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes com relação ao esquema de rodízio do local da aplicação da insulina, o profissional de enfermagem deve orientar o paciente e seus familiares, dentre outras, que

    I. é necessário dividir cada região recomendada para aplicação em pequenos quadrantes. As aplicações, nesses quadrantes, devem ser espaçadas em pelo menos 1 cm entre eles, e seguir em sentido horário a cada aplicação.
    II. para mais de duas aplicações ao dia, uma única região poderá ser usada, sem haver a necessidade de alternar os quadrantes de aplicação no mesmo dia.
    III. para múltiplas aplicações, recomenda-se fixar uma região para cada horário, alternar entre os quadrantes da mesma região, usar os lados direito e esquerdo dos locais indicados para aplicação.
    IV. é recomendado evitar o mesmo ponto de aplicação durante 14 dias.

    Está correto o que se afirma APENAS em
    a) I, II e IV.
    b) I, III e IV.
    c) II e III.
    d) I e III.
    e) IV.

    04. (FCC) Durante a assistência de enfermagem a um paciente adulto recebendo terapia anticoagulante preventiva com heparina de baixo peso molecular por via subcutânea, alguns cuidados devem ser observados. Dentre eles,

    a) manter o mesmo local da aplicação até aparecer os primeiros sinais flogísticos ou hematomas.
    b) alternar o local da injeção a cada três aplicações.
    c) introduzir a agulha em ângulo de 30ºC em metade do seu comprimento.
    d) injetar o conteúdo rapidamente e massagear, em seguida, o local de aplicação.
    e) considerar que o local ideal para a administração do medicamento é o tecido celular subcutâneo do abdômen.




    RESPOSTAS:
    01. B
    02. A
    03. B
    04. E

    ResponderExcluir

SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA

Sujerimos para você: