1 de fevereiro de 2019

(CEPERJ) - QUESTÃO

Em 1825, uma rebelião regional na artificiosa Província Cisplatina proclamou a separação do Brasil e a incorporação do território às Províncias Unidas do Prata (futura Argentina). Este acontecimento teve a seguinte consequência:
A) Provocou a Guerra do Paraguai, vencida pelos brasileiros, aliados dos argentinos, contrariando os interesses de ingleses e paraguaios na região platina.
B) Construiu uma aliança internacional entre os futuros uruguaios e os Impérios Brasileiro e Inglês, contra os argentinos e os chilenos.
C) Fortaleceu e profissionalizou o Exército brasileiro, vitorioso na campanha contra as Províncias Unidas do Prata.
D) Precipitou uma guerra entre o Brasil e a Província Cisplatina, com uma estranha neutralidade das Províncias Unidas do Prata, devido às pressões inglesas.
E) Originou a guerra entre Brasil e Províncias Unidas do Prata, financeiramente desastrosa para ambos os lados e que deu origem ao Uruguai como país independente.


A Guerra da Cisplatina, que ocorreu entre 1825 e 1828, foi um conflito entre o Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina) pela posse da província da Cisplatina, território que corresponde ao atual Uruguai. Após a guerra, a Cisplatina se tornou independente, dando origem ao Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA

Sujerimos para você: