➥ Pesquise o ASSUNTO aqui

Sobre os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos da ESA

Os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) são realizados em aproximadamente 24 (vinte e quatro) meses. O primeiro ano do CFGS é desenvolvido em uma das 13 (treze) Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETEs), espalhadas pelo território nacional. O segundo ano de formação será realizado na Escola de Sargentos das Armas (ESA), Escola de Sargentos de Logística (EsLog) ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) de acordo com a especialidade escolhida.

QUESTÃO - CESGRANRIO

Que sentença apresenta ERRO de concordância, de acordo com a norma padrão? 

a) Mais de uma função é atribuída à memória. 
b) Uma pequena parte dos antigos se dedicava à retórica. 
c) Quantos de nós conhecemos as regras fundamentais da oratória? 
d) Haviam relatos de pacientes que auxiliam o (diagnóstico do) médico. 
e) Decorar um discurso e dominar a oratória eram condições importantes para o bom orador.

-------------------------------------------------------------------------------------------------- RESPOSTA: D

A) Item correto – Mais de uma função é atribuída à memória. Com as expressões mais de um, mais de uma, o verbo fica no singular. Observação: Caso as expressões mais de um, mais de uma indiquem reciprocidade ou venham repetidas, o verbo vai para o plural. Exemplos: Mais de um carro se chocaram (reciprocidade). / Mais de um professor, mais de um aluno participaram da reunião da direção (palavras repetidas). 
B) Item correto – Uma pequena parte dos antigos se dedicava à retórica. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, a maior parte de, grande parte de, parte de, o grosso de, uma turma de, um grupo de, uma multidão de etc.) + um nome no plural, o verbo pode concordar tanto no singular como no plural. Assim, na frase em questão, o verbo pode ficar no singular (concordando com “Uma pequena parte”) ou no plural (concordando com “antigos”). 
C) Item correto – Quantos de nós conhecemos as regras fundamentais da oratória? Com pronomes interrogativos ou indefinidos no plural + “nós” ou “vós”, o verbo fica na 3ª pessoa do plural ou concorda com “nós” ou “vós”. Desse modo, temos aqui duas possibilidades de concordância: Quantos de nós conhecem (o verbo concorda com o pronome interrogativo “Quantos”) OU Quantos de nós conhecemos (o verbo concorda com o pronome pessoal “nós”).
D) Item errado – (versão corrigida) Havia relatos de pacientes que auxiliam o (diagnóstico do) médico. O verbo “haver”, quando for empregado com sentido de “existir”, “ocorrer”, ou quando se refere a tempo decorrido, fica na 3ª pessoa do singular. 
E) Item correto – Decorar um discurso e dominar a oratória eram condições importantes para o bom orador. Fica no singular o verbo cujo sujeito composto é constituído de verbos no infinitivo (Exemplo: Decorar um discurso e dominar a oratória faz parte da atividade do bom orador.). Acontece que, na questão em debate, temos o verbo “ser” + predicativo + sujeito referente a “coisas”. Assim, há duas possibilidades de concordância: com o predicativo – preferível – (“eram” concorda com “condições”, ou com o sujeito formado por infinitivos (era). Observação: Quando os infinitivos forem antônimos ou estiverem determinados, o verbo vai para o plural. Exemplo: Rir e chorar fazem bem (“rir” e “chorar” são antônimos). / O estudar e o trabalhar fazem bem (os infinitivos estão determinados pelo artigo “o”). 

2 comentários:

SUGESTÃO DE QUESTÕES COMENTADAS PARA O CONCURSO DE ADMISSÃO ESA