Tal movimento distingue-se pela atenuação do sentimentalismo e da melancolia, a ausência quase completa de interesse político no contexto da obra (embora não na conduta) e (como os modelos franceses) pelo cuidado da escrita, aspirando a uma expressão de tipo plástico. O mito da pureza da língua, do casticismo vernacular abonado pela autoridade dos autores clássicos, empolgou toda essa fase da cultura brasileira e foi um critério de excelência. É possível mesmo perguntar se a visão luxuosa dos autores desse movimento não representava para as classes dominantes uma espécie de correlativo da prosperidade material e, para o comum dos leitores, uma miragem compensadora que dava conforto.
(Antonio Candido. Iniciação à literatura brasileira, 2010. Adaptado.)
O texto refere-se ao movimento denominado
Ⓐ Romantismo.
Ⓑ Barroco.
Ⓒ Parnasianismo.
Ⓓ Arcadismo.
Ⓔ Realismo.
O texto citado descreve um movimento literário caracterizado por:
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Atenuação do sentimentalismo e da melancolia;
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Ausência quase completa de interesse político na obra;
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Cuidado extremo com a forma da escrita, buscando uma “expressão de tipo plástico”;
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Valorização da pureza da língua e da autoridade dos clássicos;
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Uma estética luxuosa, que servia como reflexo da prosperidade ou como miragem compensadora.
Essas características correspondem claramente ao Parnasianismo.
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