(ESA/CFS 2024 - 25) - QUESTÃO

A Independência do Brasil foi um processo político liderado pelo Princípe Regente D. Pedro. Devido à resistência de Portugal, foi necessário que a jovem nação confirmasse sua independência por meio da força militar, o que levou ao surgimento de vários exemplos de dedicação à causa da liberdade. Dentre eles, a Alferes Maria Quitéria de Jesus Medeiros, cujo nome está inscrito no “Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria”. As províncias nas quais a resistência portuguesa apresentou-se mais intensa foram:
a) Santa Catarina, Pernambuco e Rondônia. 
b) Cisplatina, Bahia e Pará. 
c) Paraná, Sergipe e Amapá. 
d) São Paulo, Alagoas e Acre. 
e) Rio Grande do Sul, Paraíba e Roraima. 


A Guerra da Independência do Brasil foi o conjunto de conflitos que foram travados no território brasileiro entre os anos de 1822 e 1824 para consolidar a Independência Brasileira. Os conflitos dessa guerra aconteceram em cinco províncias do território brasileiro que decidiram permanecer leais a Portugal.

As províncias foram Maranhão, Piauí, Grão-Pará, Cisplatina e Bahia, e em cada um desses locais aconteceram combates com o objetivo de derrotar as forças leais a Portugal e estabelecer o domínio brasileiro. O governo brasileiro, liderado por D. Pedro I, precisou montar um exército às pressas, contratando muitos mercenários para lutar.

Os movimentos leais a Portugal foram derrotados em todas as províncias.

https://brasilescola.uol.com.br/guerras/guerra-independencia-brasil.htm <Acesso em 22/01/2024>

Nenhum comentário:

Postar um comentário