De acordo com o Ministério da Saúde/2012, as queimaduras são classificadas, segundo a profundidade, em:
a) primeiro grau profunda, segundo grau e terceiro grau.
b) primeiro grau, segundo grau e terceiro grau ou superficial.
c) primeiro grau, segundo grau e terceiro grau profunda ou superficial.
d) superficial, primeiro grau, segundo grau.
e) primeiro grau, segundo grau e terceiro grau.
➥ Queimaduras
ResponderExcluirNo Brasil as queimaduras representam a quarta causa de morte e hospitalização, por acidente, de crianças e adolescentes de até 14 anos. A maioria das queimaduras ocorre na cozinha e na presença de um adulto. Em muitos casos o tratamento é muito doloroso, demorado e deixa marcas para sempre.
➥ Causas comuns:
1) Escaldadura (queimadura por líquidos quentes) – é a principal causa em menores de 5 anos.
2) Contato com fogo e objetos quentes – as queimaduras por chamas são mais graves, atingem maior extensão e profundidade da pele. O álcool é um importante agente causador.
3) Queimadura provocada por substâncias químicas – a ingestão de soda cáustica continua sendo a maior fonte de queimaduras químicas em crianças.As pequenas pilhas, as baterias de relógios e de aparelhos eletrônicos representam perigo por possuir conteúdo corrosivo.
4) Queimadura por exposição à eletricidade – os acidentes por fios e aparelhos elétricos acometem mais as crianças menores de 5 anos. Também são vítimas os adolescentes que ao empinar ou retirar pipas da rede elétrica têm contato com fios de alta tensão.
5) Exposição excessiva ao sol.
➥ Classificação das queimaduras
As queimaduras são classificadas em primeiro, segundo e terceiro graus dependendo da profundidade do dano provocado na pele. Quaisquer dos acidentes acima mencionados podem provocar diferentes graus de gravidade.
➥ Primeiro grau:
- Atinge a camada superficial da pele, que fica vermelha, quente e dolorosa, mas não forma bolhas. Ocorre por exemplo quando a pessoa fica exposta ao sol por períodos prolongados.
- A cura espontânea ocorre em 3 a 6 dias, sem deixar cicatrizes.
➥ Segundo grau:
- Atinge mais profundamente a pele, que se apresenta dolorosa, vermelha e com bolhas. O edema (inchaço) e a dor são importantes. É comumente observada nas queimaduras por líquidos quentes.
- A evolução depende da gravidade das lesões: quando menos profundas, a cura pode ocorrer em cerca de duas semanas sem deixar cicatrizes ou com cicatrizes discretas. As mais profundas demoram várias semanas e podem resultar em cicatrizes significativas
➥ Terceiro grau:
- Todas as camadas da pele são lesadas. A ferida é seca, brancacenta ou marrom, e a dor é menos intensa devido aos danos nos nervos. Observada freqüentemente nas queimaduras por chama, nas queimaduras químicas e elétricas.
- O tratamento é complexo, exigindo cirurgia plástica reparadora com enxerto de pele.
Fonte: https://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/queimaduras/ (acesso 11/04/2020)