Indique o período em que o sinal de dois-pontos está sendo usado com a mesma
finalidade da que ocorre em:
Ademilton praticou uma atividade fundamental para a convivência: a arte de se
colocar no lugar do outro.
a) O motorista disse: “Fiquei apreensivo com a experiência”.
b) O escritor desenvolveu uma ótima ideia: a mistura entre realidade e ficção.
c) Ele comprou um automóvel novo: o antigo estava sempre na oficina.
d) A criança chorava sem parar: a mãe não queria fazer todas as suas vontades.
e) A moça chegou perto do marido, eufórica: “Ganhamos na loteria!”.
Em “Ademilton praticou uma atividade fundamental para a convivência:
a arte de se colocar no lugar do outro.”, os dois-pontos introduzem um aposto – a
expressão “a arte de se colocar no lugar do outro” esclarece o sentido de “uma
atividade fundamental para a convivência”.
A) Item errado – O motorista disse: “Fiquei apreensivo com a experiência”.
Os dois-pontos introduzem uma citação (discurso direto).
B) Item correto – O escritor desenvolveu uma ótima ideia: a mistura entre realidade
e ficção.
Os dois-pontos introduzem um aposto: a expressão “mistura entre realidade e ficção”
esclarece o sentido de “uma ótima ideia”.
C) Item errado – Ele comprou um automóvel novo: o antigo estava sempre na
oficina.
Os dois-pontos introduzem uma justificativa do que foi enunciado: o fato de o antigo
carro estar na oficina foi o motivo de ele ter comprado um carro novo.
D) Item errado – A criança chorava sem parar: a mãe não queria fazer todas as
suas vontades.
Os dois-pontos introduzem uma justificativa do que foi enunciado: a justificativa
dada para a criança chorar sem parar foi o fato de a mãe não lhe querer fazer todas
as suas vontades.
E) Item errado – A moça chegou perto do marido, eufórica: “Ganhamos na loteria!”.
Os dois-pontos introduzem uma citação (discurso direto).
#AVagaÉMinha
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