Sobre a Guerra do Contestado, é CORRETO afirmar:
A) A Guerra do Contestado teve certos aspectos em comum com a Revolução Farroupilha, que ocorrera na Bahia alguns anos antes.
B) A principal motivação para o conflito estava, sobretudo, centrada em problemas sociais, decorrentes, principalmente, da falta de regularização da posse de terras e da insatisfação da população em uma área onde não havia presença do poder público.
C) O conflito no oeste catarinense ocorreu entre 1912 e 1916, no mesmo momento em que acontecia a II Guerra Mundial.
D) A Guerra do Contestado demonstrou que, para o governo, os anseios da população mais pobre ficavam acima dos interesses das grandes empresas e proprietários rurais.
E) Na Guerra do Contestado, o grande líder dos sertanejos foi Virgulino Ferreira, vulgarmente conhecido como Lampião.
_______________________________ RESPOSTA: B
A Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. Ganhou o nome de Guerra do Contestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina.
Causas da Guerra
A estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul estava sendo construída por uma empresa norte-americana, com apoio dos coronéis (grandes proprietários rurais com força política) da região e do governo. Para a construção da estrada de ferro, milhares de família de camponeses perderam suas terras. Este fato, gerou muito desemprego entre os camponeses da região, que ficaram sem terras para trabalhar.
Outro motivo da revolta foi a compra de uma grande área da região por de um grupo de pessoas ligadas à empresa construtora da estrada de ferro. Esta propriedade foi adquirida para o estabelecimento de uma grande empresa madeireira, voltada para a exportação. Com isso, muitas famílias foram expulsas de suas terras.
O clima ficou mais tenso quando a estrada de ferro ficou pronta. Muitos trabalhadores que atuaram em sua construção tinham sido trazidos de diversas partes do Brasil e ficaram desempregados com o fim da obra. Eles permaneceram na região sem qualquer apoio por parte da empresa norte-americana ou do governo.
Portanto a resposta adequada é: A principal motivação para o conflito estava, sobretudo, centrada em problemas sociais, decorrentes, principalmente, da falta de regularização da posse de terras e da insatisfação da população em uma área onde não havia presença do poder público.
questão massa
ResponderExcluir#ESA 2025!!!
ResponderExcluirPERSISTÊNCIA E FÉ EM DEUS!